Olimpismo: Vem aí mais uma edição dos Jogos de Quelfes

ouvir notícia

.

A sétima edição dos Jogos de Quelfes, iniciativa que inclui diversas modalidades e que é dirigida ao alunos das escolas, vai decorrer de 09 a 23 de abril em vários concelhos algarvios e também no município espanhol de Ayamonte.

A próxima etapa dos Jogos de Quelfes será a cerimónia de abertura, que se irá realizar no dia 09 de abril no Pavilhão Municipal de Tavira, às 18h00. A edição deste ano, recorde-se, começou com a ‘Chamada Para os Jogos’ que já percorreu quase 1000 quilómetros, passando por todos os concelhos algarvios, por alguns do Baixo Alentejo e pela região espanhola da Andaluzia.

As provas integradas no evento vão decorrer a partir do dia 10 de abril e terminam a 22. No dia 23 realiza-se a cerimónia de encerramento, em local que a organização ainda não divulgou.

- Publicidade -

A apresentação realizou-se esta semana em Olhão, onde o presidente da câmara municipal, António Miguel Pina, enalteceu mais uma vez a ideia dos Jogos de Quelfes, congratulando-se com o facto de “aqui ter nascido, no concelho, mais concretamente na freguesia de Quelfes, este conceito”.

O autarca começou por dar os parabéns à organização e ao seu grande mentor, Gustavo Marcos, realçando que “o tema olimpismo tem um amplo destaque com esta iniciativa”, destacando a vertente da “superação pessoal”.

“Os jovens precisam cada vez mais de bons hábitos de vida e a prática desportiva é fundamental”, acrescentou António Miguel Pina.

O vereador representante do município de Ayamonte, Jose Manuel Corrêa, agradeceu a oportunidade da sua região poder participar nesta realização que agora se estende além-fronteiras: “As nossas infraestruturas desportivas estão à disposição dos Jogos de Quelfes. Queremos que o olimpismo seja incutido desde cedo nos jovens, é importante que participem, sem a preocupação de ganhar ou perder”, referiu o autarca andaluz.

Já Acácio Martins, vereador da autarquia são-brazense, avançou que no seu concelho tem sido feita “uma forte aposta na formação, existindo atualmente mais de 1500 jovens a praticar desporto, 80 por cento dos quais fazem-no também fora do espaço escolar”.

O autarca tavirense José Manuel Guerreiro, por seu turno, deu conta da grande aposta que o seu concelho tem feito na promoção da atividade física, garantindo que o concelho aguarda “com todo o entusiasmo e empenho os Jogos deste ano”.

Filipe Santos, em representação do movimento olímpico português (AOP), deixou várias ideias sobre este conceito, nomeadamente ao afirmar que “em geral, os jogos e o olimpismo deixam memórias positivas nas crianças. Desejo que os professores também partilhem os valores do olimpismo. Os Jogos de Quelfes são uma iniciativa de grande importância para incutir valores nos jovens praticantes”.

Coube ao mentor deste projeto, Gustavo Marcos, encerrar as intervenções oficiais no âmbito desta apresentação: “Ao pugnar pela promoção da filosofia de vida que é o olimpismo, os Jogos de Quelfes procuram, em primeira mão, ser coerentes com aquilo que são os ideais proclamados por Pierre de Coubertin, num escalão etário onde aquilo que ensinamos pode, de facto, fazer toda a diferença nas crianças em idade escolar: o 1º ciclo do Ensino Básico”.

Gustavo Marcos destacou ainda que “o mais importante não é a vitória ou a derrota, mas sim os momentos de respeito e valorização do oponente. Essa á alma dos Jogos de Quelfes”.

.

.

.

.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.