OMS anuncia fim oficial da pandemia da gripe A

ouvir notícia

A Organização Mundial de Saúde (OMS) anunciou oficialmente o fim da primeira pandemia de gripe A. Segundo a organização, o vírus H1N1, responsável pela doença, foi responsável por 18.500 mortos em todo o mundo desde que foi descoberta em 2009. Em Portugal, a gripe A foi associada a 124 mortes.

Segundo dados parciais da Direcção-Geral de Saúde (DGS) sobre a gripe A, que serão apresentados em Outubro no 2.º Congresso Nacional de Saúde Pública, a actividade do vírus da gripe A em Portugal verificou-se sobretudo entre Agosto de 2009 e Fevereiro de 2010, tendo tido a sua expressão máxima em Novembro do ano passado. A maioria dos casos foram ligeiros e moderados. Cerca de um milhão de casos foram registados no país, levando 1436 pessoas a ser internadas, 193 a dar entrada nos cuidados intensivos. O vírus foi associado à morte de 124 pessoas.

- Publicidade -

O director da DGS, Francisco George, referiu que esta declaração da passagem à fase pós-pandémica já era esperada, realçando que a actividade viral em Portugal começou o seu declínio a partir de Janeiro, não tendo sido diagnosticados casos nos últimos meses. No entanto, o responsável sublinha que o vírus que provocou a pandemia vai continuar a circular sobretudo nas semanas frias do ano.

“Por isso faz todo o sentido apelar para os portugueses se protegerem através dos serviços de vacinação. Para quem tem mais de 65 anos ou doenças crónicas devem fazer vacina sazonal trivalente, que inclui também este vírus. Os restantes cidadãos podem também ser imunizados em relação ao H1N1”, declarou.

Naturalmente que a situação epidemiológica não reflecte a situação global, uma vez que o vírus continuou a circular no hemisfério sul. Sabemos que o vírus que provocou a pandemia em 2009 vai continuar a circular sobretudo nas semanas frias do ano e por isso faz todo o sentido fazer um apelo para os portugueses se protegerem através dos serviços de vacinação, acrescentou Francisco George.

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.