Onda de frio no leste europeu provoca cerca de 50 mortos

ouvir notícia

Uma onda de frio, que atingiu o leste europeu nos últimos dias, provocou a morte de mais de 50 pessoas, informaram as autoridades destes países, onde as baixas temperaturas devem continuar nos próximos dias.

Na Polónia, onde os termómetros marcaram -27° C, dez pessoas morreram de frio no fim de semana, anunciou esta segunda-feira a polícia poloca.

Neste país, desde o início do inverno, 46 pessoas morreram de frio (22 em janeiro, 19 em dezembro e 7 em novembro). Mas, este registo é, segundo o porta-voz da Polícia Nacional, muito inferior aos dos anos anteriores, por causa do “inverno particularmente suave”.

- Publicidade -

“As vítimas do frio são, normalmente, pessoas desabrigadas, ou que abusaram do álcool e pessoas idosas”, acrescentou.

Dezoito pessoas morreram de frio em quatro dias na Ucrânia, a maior parte sem domicílio fixo, segundo o Ministério ucraniano da Saúde.

As temperaturas devem cair nos próximos dias para até -30°C em algumas regiões da Ucrânia, segundo o serviço de meteorologia ucraniano.

Na Bulgária, as temperaturas desceram até -24°C e a imprensa noticiou a morte de cinco pessoas durante tempestades de neve na semana passada, a maioria eram idosos que se perderam numa estrada.

As temperaturas mais baixas foram registadas na manhã desta segunda-feira em Tchirpan (sul) com -24° C e em Sevlievo (centro) com -23,4° C, anunciou o serviço meteorológico, que prevê temperaturas ainda mais baixas nos próximos dias.

Na Roménia, quatro pessoas morreram desde domingo devido à onda de frio que atinge o país há alguns dias, o que elevou para seis o número de mortos desde quinta-feira em consequência das temperaturas muito baixas, segundo o Ministério da Saúde.

Na Sérvia, três pessoas morreram no sábado e no domingo no oeste do país por causa da neve, que também atrapalhou o tráfego no sul.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.