Ondas brutais previstas para domingo

ouvir notícia

Ondas de 10 metros lançam alerta vermelho

A previsão meteorológica para domingo em Portugal Continental não deve agradar nem ao surfista mais destemido. Se no sábado as ondas já vão estar altas, entre cinco e sete metros, segundo previsão do site meteorológico WindGuru – habitualmente consultado por surfistas -, pior ainda estarão no domingo, dia em que se prevê que atinjam os dez metros, acompanhadas de rajadas de vento que devem ultrapassar os 100 km/h.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) confirma as previsões adversas, tendo já colocado grande parte da costa em alerta vermelho devido à forte agitação marítima, depois da emissão de alertas laranja – o segundo mais grave – para a maioria dos distritos do continente, incluindo todos os costeiros.

“Haverá uma depressão muito cavada, com intensificação de vento, precipitação intensa e agitação marítima”, diz Manuel João Lopes, do IPMA, ao Expresso, confirmando o mau tempo para o fim de semana que se avizinha.

- Publicidade -

“Domingo estamos a prever neve acima dos 600/800 metros, vento moderado, que à tarde passará a forte, com rajadas de 90 km/h no litoral e de 120 km/h nas terras altas, e ondas de oito a dez metros na costa ocidental”, explica.

Já hoje, a Marinha anunciou o encerramento de nove barras marítimas: Caminha, Vila Praia de Âncora, Viana do Castelo, Esposende, Póvoa do Varzim, Vila do Conde, Douro, Aveiro e São Martinho do Porto estão fechadas devido ao mau tempo.

“O vento prosseguirá na madrugada de segunda-feira, mas começará a diminuir a partir dessa altura. A agitação marítima irá manter-se durante o dia na segunda-feira, diminuindo a partir das 12h, mas irá manter-se o alerta amarelo”, explica Manuel João Lopes.

RE

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.