ONU condena ataque a acampamento de férias de crianças em Gaza

ouvir notícia

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, condenou segunda feira um segundo ataque contra um acampamento de verão para crianças palestinianas em Gaza e instou o Hamas a agir para acabar com esta situação.

O porta-voz da ONU, Martin Nesirky, disse que Ban Ki-moon condenou as “ações de vandalismo” feitas nas instalações do acampamento da Agência da ONU para os Refugiados Palestinianos (UNRWA), situado junto ao campo de refugiados de Nuseirat.

Ban Ki-moon “está muito preocupado por este ser o segundo incidente num mês. Ataques deste tipo são uma agressão ao bem-estar das crianças de Gaza”, afirmou Nesirky em conferência de imprensa, recordando que 250 mil crianças palestinianas vão aos acampamentos da UNRWA para aprender e brincar.

- Publicidade -

O porta-voz acrescentou que Ban Ki-moon instou as autoridades, de fato, da faixa de Gaza, o movimento radical islâmico Hamas, para que combatam os incitamentos contra as actividades da ONU e que garantam a segurança do seu pessoal.

Pediu ainda que os agressores – uns 25 homens armados – sejam levados perante a justiça.

Os assaltantes ataram o guarda que protegia o local, situado numa praia no campo de refugiados de Nuseirat, no centro de Gaza, incendiaram o acampamento e abandonaram o local sem pronunciar palavra, segundo a UNRWA.

Este organismo inaugurara este acampamento infantil no passado dia 12, apesar da pressão de grupos islamitas, que estimam que esta iniciativa da ONU aliena e afasta do caminho correto as crianças palestinianas.

A iniciativa da agência para os refugiados concorre com os acampamentos montados pelo Hamas, que controla Gaza desde meados de 2007.

A UNRWA, que atravessa uma grave crise financeira, apoia cerca de 4,7 milhões de refugiados palestinianos no mundo árabe.

RN

Lusa/JA

*** Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico ***

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.