ONU exige acesso imediato ao local da queda do MH17

ouvir notícia

.

O Conselho de Segurança das Nações Unidas aprovou por unanimidade uma resolução que exige o acesso imediato ao local do leste da Ucrânia onde caiu na semana passada o avião MH17, da Malaysia Airlines, vitimando as 298 pessoas que seguiam a bordo.

A resolução, que fora proposta pela Austrália, exige o fim das actividades militares no local, a fim de que possa avançar a investigação internacional sobre o ocorrido.

“Deve haver um cessar-fogo imediato na área em torno do local (…) As vítimas devem ser tratadas com dignidade, trazidas de volta aos seus países para repousarem em paz (…) É requerido a todas as partes cooperem totalmente nestes esforços”, afirmou a ministra dos Negócios Estrangeiros australiana, Juli Sishop, perante o Conselho de Segurança.

- Publicidade -

“A Rússia deve usar a sua influência junto dos separatistas para assegurar isto. A Rússia deve também usar a sua influência para fazer com que o conflito na Ucrânia termine”, acrescentou.

O embaixador da Rússia, Vitaly Churkin, que acabou por também votar a favor da resolução, questionou contudo a autenticidade das gravações de conversas entre rebeldes que lhes atribuiriam responsabilidades pelo abate do aparelho e do vídeo que supostamente mostra sistemas de misseis a deixarem a Ucrânia com destino à Rússia.

RE

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.