ONU preocupada com aumento de drogas sintéticas

ouvir notícia

.

Um programa das Nações Unidas está a tentar mapear o crescimento de drogas sintéticas em todo o mundo. De acordo com o departamento da ONU sobre Drogas e Crime, Unodc, nos últimos dois anos, várias regiões estão a registar um aumento na diversidade de substâncias psicoativas.

Conhecidas como sais de banho, ecstasy e outras anfetaminas, as drogas sintéticas estão a tornar-se um problema de saúde pública com efeitos, muitas vezes, fatais em vários países.

Uma atualização do programa de análise, monitorização e tendências, batizado de Smart, oferece um panorama das principais substâncias no mercado ilegal de drogas em inglês e espanhol.

- Publicidade -

Somente no ano passado, na Europa, foram registadas 49 substâncias, de acordo com o Centro de Monitorização Europeu sobre Drogas e Dependências de Drogas.

O Unodc está a operar uma rede de laboratórios para teste de drogas através de um sistema de colaboração internacional, que pela primeira vez, permite a laboratórios através do mundo monitorizar o próprio desempenho.

Mais de 100 laboratórios de 48 países participaram na iniciativa em 2011.

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.