Onze restaurantes portugueses com estrelas Michelin

ouvir notícia

.

Na edição de 2013 do Guia Michelin, dois restaurantes lusos conquistaram duas estrelas, oito mantêm a estrela anteriormente conquistada e um, o Belcanto, consegue a sua primeira estrela. Dois perderam a distinção

.

Onze restaurantes portugueses foram distinguidos na edição de 2013 do Guia Michelin, depois de dois espaços terem perdido a estrela e de o Belcanto, em Lisboa, ter sido selecionado pela primeira vez.

- Publicidade -

À semelhança da edição de 2012, o Guia Michelin Espanha e Portugal do próximo ano volta a destacar com duas estrelas (“Mesa excelente, merece o desvio”) o restaurante Ocean , ‘comandado’ por Hans Neuner em Lagoa, e o Vila Joya , chefiado por Dieter Koschina em Albufeira.

Em 2013, seis estabelecimentos mantêm a estrela Michelin (“Muito bom na sua categoria”) que já este ano tinha visto ser renovada: Willie’s (Vilamoura), São Gabriel e Henrique Leis (ambos em Almancil), Il Gallo d’Oro (Funchal), Casa da Calçada (Amarante) e Fortaleza do Guincho (Cascais).

Os restaurantes The Yeatman , do chefe Ricardo Costa, em Vila Nova de Gaia, e Feitoria , chefiado por José Cordeiro, em Lisboa, renovam a estrela Michelin que receberam em 2012.

Chefes contra a crise

Na edição do próximo ano, o restaurante Belcanto , em Lisboa, liderado por José Avillez, é destacado pela primeira vez com uma estrela Michelin, distinção que o chefe reconhece tê-lo deixado “muito feliz”: em altura de crise “vai ajudar o negócio”.

No entanto, o guia de 2013 retira o destaque de uma estrela aos restaurantes Arcadas da Capela, em Coimbra, e Tavares, do chefe Aimé Barroyer, em Lisboa.

A edição de 2013 do Guia Michelin Espanha e Portugal foi apresentada quinta-feira na capital espanhola, Madrid. Os premiados foram anunciados pelo diretor do Guia Michelin mundial, Michael Ellis, e pela diretora do guia de Espanha e Portugal, Mayte Carreño, que destacaram uma “nova geração de jovens chefes” de Portugal e Espanha que usam a criatividade contra a crise que ambos os países atravessam.

Em Espanha, o Guia Michelin atribuiu estrelas a um total de 159 restaurantes: destacou sete com três estrelas (duas delas novas), 19 com duas estrelas (dois espaços também pela primeira vez) e 133 com uma estrela.

Em 2014 mais cinco restaurantes podem ser premiados com uma estrela Michelin, segundo o guia para o próximo ano, que os nomeia “mesas 2013 com possibilidades de estrela”.

Mafalda Ganhão (Rede Expresso)

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.