OPINIÃO: Vai Andando Que Estou Chegando

Opinião de Carlos Figueira

A realização próxima, a meados de Outubro, do Encontro Internacional promovido pela Associação Internacional de Cidades e Entidades do Iluminismo (AICEI) da qual é Secretário Geral o Engº. Luís Gomes, Presidente da Câmara de VRSA, encontro desta vez a realizar na cidade sócia da Covilhã Presidida pelo representante máximo do município e conta com a presença do Ministro da Cultura, conduziu-me a uma longa viagem por Espanha com dois objectivos: afinar com apoio jurídico de uma jurista da autarquia da Granja de Santo Ildefonso, a proposta de Estatutos que estará presente para apreciação e votação na reunião de sócios que coincide com o já referido Encontro e, em economia de custos e tempo, realizar outros encontros para captar novos sócios.

Foi assim que saindo de VRSA num domingo, tendo como co-piloto a minha mulher, função que desempenhou com grande eficácia sobretudo quando o GPS não respondia e se tinha que tomar decisões sobre as vias a escolher, num percurso que teve tanto de interesse como garantia de cansaço ao longo de mais de 2.000 km percorridos em terras de Espanha.

Primeira etapa a cidade da Granja de Santo Ildefonso, a Norte de Madrid, lindíssima cidade marcada por vários palácios, jardins e fontes que nos aproximam de Versailles lugar onde a corte no século XVIII passava o verão. Para aqui chegar ultrapassamos, num percurso no qual, por vezes, Portugal ficava perto, montanhas e esplendorosos vales, territórios habitados de forma dispersa com telhados revestidos em alguns casos de telhas montadas ao contrário, eventualmente para facilitar o escoamento da neve. Casas predominantes construídas em granito e madeira, num cenário que tem tanto de rude como de força, terras de gado em pastoreio aberto de onde provem uma carne macia e gostosa. Em muitas locais o ar que se respira estava impregnado do odor a carne assada, lugares onde o carneiro e o porco são comidos pouco tempo depois de serem paridos.

De regresso ao Sul para uma reunião em La Carlota um dos três povos, conjuntamente com La Carolina e Luisiana, situados entre Córdova e Sevilha, mandados erguer a meados do século XVIII por Carlos III o Rei ilustrado a fim de impedir, num território deserto, os desmandos e assaltos em que aí se vivia. Para aí chegar atravessamos o longo território de Castilha La Mancha terra de Cervantes. Esplendorosos prados marcados a ouro, aqui e ali interrompidos com pequenas elevações onde em algumas ainda se encontram moinhos de vento que inspiraram a efabulação que dele fez a obra genial de Cervantes ” Don Quixote de La Mancha “.

O território é longo e a paisagem demora tempo a alterar-se. São muitos os quilómetros percorridos para que o ouro da planície comece a dar lugar a algum vinhedo em pleno tempo de vindimas a par de algum olival. Traço de toda a viagem foi constatar que o campo está activo, a produzir, não vislumbramos terras abandonadas ao seu destino.

De súbito somos surpreendidos com o aparecimentos dos primeiros povos brancos. Entravamos na Andaluzia. La Carlota é uma povoação interessante que tem a par de uma estrutura reticular grandes avenidas que a atravessam as quais os locais batizaram como bulevares. Reunião bem sucedida na previsão de podermos reforçar a Associação com a presença e contribuição de um novo sócio. Regressávamos finalmente a casa. A última paragem para almoçar foi em Carmona cidade medieval situada a poucos quilómetros de Sevilha erguida numa colina de onde se pode disfrutar a deslumbrante planície ondulada da Andaluzia, pintada em tons castanhos escuros e verde, porque nela se produz o pão e o azeite.

Longa e desgastante viagem que valeu a pena fazer em reforço e clareza do funcionamento da AICEI.
Carlos Figueira

 

Deixe um comentário

Exclusivos

Algarve comemora em grande os 50 anos do 25 de abril

Para assinalar esta data, os concelhos algarvios prepararam uma programação muito diversificada, destacando-se exposições,...

Professor Horta Correia é referência internacional em Urbanismo e História de Arte

Pedro Pires, técnico superior na Câmara Municipal de Castro Marim e membro do Centro...

O legado do jornal regional que vai além fronteiras

No sábado passado, dia 30 de março, o JORNAL do ALGARVE comemorou o seu...

Noélia Jerónimo: “Cozinho a minha paisagem”

JORNAL do ALGARVE (JA) - Quem é que a ensinou a cozinhar?Noélia Jerónimo (NJ)...

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.