Órgão e vozes masculinas em Boliqueime e na Sé de Faro

ouvir notícia

Ensemble Vocal Introitus

Sérgio Silva e Ensemble Vocal Introitus (oito vozes masculinas) são os protagonistas dos próximos concertos do Festival de Órgão do Algarve 2018, na Igreja Matriz de Boliqueime, a 16 de novembro (sexta-feira), e na Igreja da Sé, em Faro, a 17 de novembro (sábado).

Para Boliqueime será apresentado um itinerário vocal que tem por base de inspiração o património artístico da própria igreja, num concerto onde património, música e devoção se complementarão de uma forma harmoniosa e intensa.

Guilherme d’Oliveira Martins, coordenador nacional do Ano Europeu do Património Cultural 2018, associa-se a este concerto com a elaboração de um enquadramento histórico. Por outro lado, a escritora Lídia Jorge percorrerá os locais das diversas imagens e proclamará as respetivas orações que antecedem o texto musical.

- Publicidade -

Na Sé de Faro será apresentado um programa totalmente distinto, de invocação Mariana, partindo do hino vespertino Ave Maris (Salve, Estrela do Mar). Para além do solene canto gregoriano e da polifonia festiva, ouviremos peças para órgão de diversos compositores ibéricos, como era hábito nas igrejas e mosteiros portugueses durante o período renascentista. Será, ainda, uma raríssima oportunidade para escutar passagens do Processional Tropário de Alcobaça, manuscrito da 1ª metade do século XIII e exemplar único em Portugal.

Os concertos realizam-se às 21h30 e são de entrada livre.

O Festival de Órgão do Algarve 2018 é organizado pela Associação Cultural Música XXI, conta com os apoios da Direção Regional de Cultura do Algarve e dos Municípios de Faro, Loulé, Tavira e Portimão, com o apoio à divulgação da Região de Turismo do Algarve, com os parceiros de comunicação Antena 2, Sul Informação e Rua FM e com o parceiro de alojamento Hotel Faro. Conta ainda com a parceria da Ordem do Carmo de Faro, do Cabido da Sé de Faro, das Paróquias de Portimão, Boliqueime e Tavira e da Misericórdia de Tavira.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.