Os astros na mitologia e na tradição é tema de passeio em Cacela

ouvir notícia

O ciclo de passeios pedestres de interpretação da paisagem, denominado Passos Contados, prossegue este sábado, dia 6 de agosto, na freguesia de Vila Nova de cacela, concelho de Vila Real de Santo António, com o percurso noturno intitulado “Os astros na mitologia e na tradição popular portuguesa”.

A iniciativa conta com a presença do físico Cândido Marciano e da arqueóloga Catarina Oliveira. O ponto de encontro está marcado para a antiga escola primária da localidade de Santa Rita, às 21h00.

A organização dos Passos Contados, a cargo a cargo da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António e do Centro de Investigação e Informação do Património de Cacela, propõe assim uma viagem pela mitologia e tradições populares portuguesas a partir dos planetas e constelações visíveis nesta altura do ano.

- Publicidade -

Pastores, camponeses e pescadores conheciam o firmamento, as estrelas e constelações, pelo nome que lhes davam os antepassados: setestrelo, estrela da manhã ou estrela do pastor, três marias, cadeira de S. Pedro ou estrela do norte. Da sua observação procuravam elementos para se orientarem no mar e na terra, saberem as horas, preverem o tempo e escolherem a melhor altura para sementeiras, colheitas ou para a pesca.

Na tradição popular, amuletos, rezas e dizeres atestam a antiguidade das crenças ligadas à lua, como as influências malignas nas crianças (mal de lua), que se protegiam com amuletos, ou encomendando-as à nascença à lua como madrinha, bem como do determinismo lunar no crescimento da vegetação, na meteorologia, nas marés ou nos partos.

Sabemos também que do firmamento o homem extraiu os ciclos temporais, organizou os calendários, celebrou dias festivos – como o Natal, Páscoa e S. João marcados pelos equinócios e solstícios – e fez nascer deuses e heróis.

As inscrições para estes passeios são limitadas e devem ser efetuadas junto do Centro de Investigação e Informação do Património de Cacela (tel./fax: 281 952 600, e-mail: [email protected]), localizado na antiga escola primária de Santa Rita, em Vila Nova de Cacela.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.