Os efeitos nocivos do 3D

ouvir notícia

Ver televisão com tenologia 3D constitui um sério risco para a saúde de grávidas, idosos, pessoas que sofrem de insónias e quem abuse do álcool

O aviso é feito no próprio site do fabricante sul-coreano Samsung, o primeiro a comercializar televisores com suporte para imagens a três dimensões.

Grávidas, idosos, pessoas com insónias e quem tenha bebido demasiado álcool terão de ter cuidados redobrados ao verem televisão a três dimensões.

- Publicidade -

Se o leitor pensa que não está incluído neste grupo de risco, desengane-se: “alguns espectadores podem experimentar ataques epilépticos após a exposição a imagens intermitentes ou videojogos em 3D”, previne a Samsung, acrescentando que isso pode acontecer mesmo a quem não tenha tido este tipo de ataques anteriormente ou antecedentes familiares de epilepsia.

À medida que se percorre a lista de precauções a tomar fornecida pela Samsung, percebe-se que será difícil ver televisão 3D descansado/a. Porquê? Porque o telespectador deve estar sempre prevenido relativamente a alguns sintomas, perante os quais deve ir “imediatamente” ao médico.

É o caso de “visão alterada, sensação de enjoo, movimentos involuntários (espasmos musculares), confusão, náuseas, perda de consciência, convulsões, cãibras ou desorientação”, mesmo que sejam sentidos apenas uma vez. Se isso acontecer, a marca aconselha que se desligue imediatamente a televisão. Outro conselho é: “Se estiver com uma criança, deixe o comando por perto, porque terá que parar a imagem periodicamente para lhe perguntar por cada um dos sintomas”.

A marca sul-coreana lembra ainda que ver televisão a três dimensões pode causar desorientação. Por este motivo, recomenda que o aparelho não seja colocado perto de janelas nem de escadas das quais o espectador possa cair.

Para a Samsung, um modo de minorar todos estes riscos é fazer “descansos frequentes”, aproveitando para confirmar se tem a vista cansada.

MR

JA/Rede Expresso

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.