Os segredos da dieta mediterrânica revelados em Tavira

ouvir notícia

.

“Dieta Mediterrânica, património cultural milenar” é o nome da exposição que vai ser inaugurada, no próximo sábado, dia 23 de fevereiro, pelas 18h30, no Museu Municipal de Tavira – Palácio da Galeria

“Concebida para todos públicos, esta exposição permite a aprendizagem das múltiplas dimensões deste património e a sua exploração pedagógica pelas escolas, pelas áreas da saúde e nutrição humanas”, realçam os promotores da exposição “Dieta Mediterrânica, património cultural milenar”.

A mostra, cuja estreia está marcada para o dia 23 de fevereiro, no Museu Municipal de Tavira, resulta do trabalho preparatório da candidatura transnacional da dieta mediterrânica a património cultural imaterial da humanidade, apresentada à UNESCO, em março do ano passado, para a qual Tavira foi escolhida como comunidade representativa de Portugal.

- Publicidade -

Esta candidatura envolve, para além do nosso país, também a Espanha, Itália, Grécia, Chipre, Croácia e Marrocos na partilha de um património civilizacional comum. Deverá ser apreciada e votada pela UNESCO, na assembleia geral prevista para o último trimestre de 2013.

A classificação da dieta mediterrânica como património cultural imaterial da humanidade é um ato com implicações jurídicas e responsabilidades acrescidas para o país e para a região, que abrirá novas oportunidades para dinamização dos produtos locais e do turismo cultural, permitirá aprofundar conhecimentos e inventários sobre tecnologias e processos, tradições, práticas culturais e expressões artísticas relacionadas com património imaterial português. Possibilitará, igualmente, uma maior divulgação das vantagens para a saúde pública deste regime alimentar milenar, reconhecido como de alto valor nutricional e preventivo.

A dieta mediterrânica tem origem no termo grego díaita que significa estilo de vida. Ao longo dos últimos três mil anos, em torno da bacia do Mediterrâneo, sociedades humanas desenvolveram um estilo de vida, transmitido de geração em geração, o qual integra conhecimentos diversos, sistemas e técnicas de produção agrícola, de navegação e pescas, rituais simbólicos, festividades cíclicas, sociabilidades e convivialidades e um modelo alimentar equilibrado e saudável reconhecido pela UNESCO (2010) e pela Organização Mundial de Saúde.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

8 COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.