Padre mais velho do país morre em Alcantarinha aos 100 anos

ouvir notícia

Sezinando Rosa tinha completado 100 anos no passado dia 20 de julho

Faleceu ontem, em Alcantarilha, concelho de Silves, o monsenhor Sezinando Rosa, o decano dos sacerdotes de Portugal.

O corpo do sacerdote encontra-se na igreja matriz de Alcantarilha, onde permanecerá em câmara ardente até amanhã, sexta-feira, dia em que será realizado o seu funeral, às 15h00, presidido pelo bispo do Algarve, D. Manuel Quintas.

O sacerdote, natural de Vila Real de Santo António e que tinha completado 100 anos no passado mês de julho, faleceu na sua casa, por volta das 17h00, após crescente fragilização do seu estado de saúde nos últimos tempos.

- Publicidade -

Recorde-se que monsenhor Sezinando Rosa ainda celebrou o seu centenário de vida, conjuntamente com quase todo o clero algarvio, no dia 20 de julho do ano passado, na igreja paroquial de Alcantarilha, onde foi pároco durante vários anos.

Sezinando Rosa era uma verdadeira memória viva não só da Igreja do Algarve mas também do país, uma vez que era o mais idoso de Portugal e, simultaneamente, o que havia sido ordenado há mais tempo.

Ordenado a 15 de setembro de 1934, tendo celebrado a sua missa nova no dia 23 do mesmo mês, Sezinando Rosa foi, entre outras funções, vigário geral e vigário episcopal para a Pastoral Social da Diocese do Algarve, pároco de Alcantarilha e administrador paroquial da Guia, secretário geral da Acção Católica de Portugal, director do Secretariado Geral da Conferência Episcopal Portuguesa, administrador da Rádio Renascença, secretário geral da Universidade Católica Portuguesa e provedor da Santa Casa da Misericórdia de Alcantarilha.

Refira-se que monsenhor Sezinando Rosa, desde o seu nascimento, foi contemporâneo de nove Papas e oito bispos do Algarve e desde que foi ordenado já deveu obediência a sete Papas e sete bispos do Algarve.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.