Padres do sul de Portugal em Tavira para reflectir crise

ouvir notícia

Tavira vai acolher padres do sul do país para um encontro de quatro dias em que a crise económica e social será o ponto de partida para uma reflexão aprofundada. Para o efeito, entre os dias 24 e 27, vão realizar-se diversas palestras e conferências onde a organização tentou encontrar diferentes perspetivas, argumentos e posições sobre os problemas que afetam a sociedade.

Para o primeiro dia estão agendadas duas conferências do antigo eurodeputado e atual deputado da Assembleia da República, José Ribeiro e Castro. O conferencista vai apresentar os seguintes temas: “Um olhar cristão sobre a crise global” e “o papel da União Europeia e das Agências Internacionais no combate à crise”.

“Não podeis servir a Deus e ao dinheiro” é o tema que o biblista Armindo Vaz vai apresentar no dia 25, seguindo-se a conferência proferida por Manuel Ferreira Patrício intitulada: “Ser ou Ter? Eis a questão”. Na parte da tarde deste segundo dia de trabalhos, os participantes são convidados a acompanhar as palestras do antigo diretor do Gabinete da Comissão Europeia em Lisboa, Francisco Sarsfield Cabral e o docente do ISTE e pároco de Grândola, Padre Doutor Manuel António do Rosário. “Um olhar sobre a realidade portuguesa” e “Uma leitura a partir da Doutrina Social da Igreja” são os temas que estes oradores convidados vão aprofundar.

- Publicidade -

“Radiogragia da Crise I – Questões económicas” e “Radiografia da Crise II – outras vertentes da crise” são os temas reservados para o dia 26 e que serão trabalhados pelo professor da Universidade Católica Portuguesa, João César das Neves.

No último dia, os participantes vão ser convidados a conhecer pequenas de diversas propostas para combater a crise e testemunhos.

Importa recordar que esta iniciativa é organizada pelo Instituto Superior de Teologia de Évora e consiste na atualização do clero da Província Eclesiástica do sul, circunscrição que abrange a Arquidiocese Metropolita de Évora e as Dioceses de Beja e do Algarve.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.