Parlamento investiga alegado ataque informático em dia de eleições

ouvir notícia

O jornal Expresso noticiou hoje que os hackers do Lapsu$ Group anunciaram ter invadido e “roubado informações sensíveis” do site do parlamento português, tendo este ficado em baixo durante cinco minutos, e que a Polícia Judiciária está a investigar o caso.

Contactado pela agência Lusa, o diretor do Gabinete de Comunicação na Assembleia da República, João Amaral, disse que “não existe neste momento qualquer evidência de que o site tenha sido atacado”, mas que o departamento de informática “está a fazer correr todas as ferramentas para averiguar o assunto”.

Segundo o jornal, “em dia de eleições legislativas, os piratas informáticos autodenominados Lapsu$ Group garantem ter invadido aquele site e roubado informações”.

- Publicidade -

“Hoje hackeámos o site do Parlamento e tivemos acesso a aplicações da Microsoft e a uma grande quantidade de bases de dados que contém informação sensível do Governo relacionada com informações pessoais de políticos e de partidos políticos, muitos documentos, emails, passwords…”, refere o jornal, citando os hackers.

À agência Lusa João Amaral disse ainda que toda a informação que existe no ‘site’ do parlamento português “é pública e transparente”.

Segundo o jornal, este grupo de ‘hackers’ que diz ter roubado informação do ‘site’ do parlamento português é o mesmo que atacou no início do mês o Grupo Impresa, destruindo milhões de ficheiros do Expresso e da Sic.

A agência Lusa contactou a Polícia Judiciária para obter mais informações, nomeadamente se o caso está já a ser investigado, mas até ao momento não obteve resposta.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.