Parque de Everglades e a selva tropical de Atsinanana na lista de sítios em perigo

ouvir notícia

O Comité do Património Mundial da UNESCO decidiu incluir o parque de Everglades, nos Estados Unidos, e a selva tropical de Atsinanana, em Madagáscar, na lista de sítios naturais em perigo, informaram fontes oficiais.

O Parque Nacional de Everglades, no estado da Flórida, já tinha figurado na mesma lista da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) entre 1993 e 2007.

Localizado no estado da Flórida, constitui o único território da América do Norte com vegetação tropical, mas quantidades elevadas de água têm sido desviadas para as cidades, colocando em risco 20 espécies.

- Publicidade -

Foi o próprio governo norte-americano que pediu à UNESCO que voltasse a incluir o parque na lista de bens ameaçados, num alerta para a seca resultante das alterações climáticas.

A selva de Atsinanana, em Madagáscar, está, por sua vez, em risco devido à caça descontrolada, ao corte ilegal de árvores e ao turismo de massas.

O Comité do Património Mundial da UNESCO está reunido, até terça feira, na capital brasileira, onde peritos decidem quais os bens monumentais, históricos e naturais que devem figurar na lista de patrimónios protegidos.

Esta semana saíram da lista de património em perigo as ilhas Galápagos, no Equador.

O encontro vai ainda analisar 39 candidaturas a Património Mundial apresentadas por 33 países.

AL/JA

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.