Partido Pelos Animais lança petição para abolir touradas

ouvir notícia

O Partido Pelos Animais (PPA) vai lançar hoje uma petição na Internet para que seja aprovada legislação no sentido de abolir as touradas no país, disse hoje à Agência Lusa o porta voz da organização.

“O objetivo é exatamente pedir que seja aprovada legislação no sentido de abolir completamente as touradas e todos os espetáculos com touros em Portugal”, revelou Paulo Borges, em Fátima, onde o PPA participou num protesto silencioso contra alegados maus tratos a animais no santuário.

O responsável admitiu que este “é o momento” para o fazer, atendendo, por exemplo, ao facto de, no mês passado, o Parlamento da Catalunha ter decretado a abolição, dentro de ano e meio, das touradas naquela região espanhola.

- Publicidade -

“Achamos que este é um momento de grande fôlego para o movimento anti tauromáquico em todo o mundo e estamos a aproveitar também esta oportunidade”, declarou.

Paulo Borges esclareceu que esta petição sucede a uma outra, subscrita por 8500 pessoas, contra a criação da secção de Tauromaquia no Conselho Nacional de Cultura, documento que vai ser objeto de discussão na Assembleia da República, adiantou.

Segundo o porta voz do PPA, na sequência desta petição, “fomos recebidos por vários deputados, entre os quais estava o Dr. Defensor de Moura, que nos exortou a apresentarmos uma petição para acabar com as touradas em Portugal”.

“Nós já estávamos a pensar nisso. Achámos que era realmente o momento de o fazer e vamos hoje mesmo, já a seguir – o texto já está criado – vamos lançá-la ‘on line’”, adiantou.

O Parlamento da Catalunha proibiu a 28 de julho as corridas de touros naquela região nordeste de Espanha a partir de 01 de janeiro de 2012.

Com 68 votos a favor, 55 contra e nove abstenções, o parlamento catalão aprovou a iniciativa legislativa popular, proposta por 180 mil cidadãos que pediam a proibição das touradas, considerada uma das marcas culturais de Espanha.

A Catalunha é a segunda região espanhola a proibir as festas de touros. Em 1991, as corridas de touros foram proibidas na região das ilhas Canárias, na sequência de uma lei regional de proteção de animais.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.