Passadeiras pintadas de fresco para proteger peões

ouvir notícia

O número de atropelamentos graves em passadeiras têm ocorrido com grande frequência em toda a região, quase ao ritmo de um por dia. Para evitar mais mortes e aumentar a segurança dos peões, a autarquia albufeirense meteu mãos à obra e está a pintar centenas de “zebras” em todo o concelho.

A Câmara de Albufeira está a reforçar a sinalização rodoviária e pedonal em todo o município, incluindo a pintura de passadeiras em vários pontos do concelho.

O objetivo da autarquia é “aumentar a segurança” nas principais ruas e acessos da cidade, bem como nas cinco freguesias, numa altura em que alguns sinais já apresentam sinais de desgaste.

- Publicidade -

Estas intervenções passam ainda pela reparação do pavimento em diversos locais do município. “A sinalização horizontal é muito importante na redução da sinistralidade rodoviária”, frisa a Câmara de Albufeira, adiantando que os serviços municipais estão a proceder à repintura das estradas, barras de paragem e passadeiras de peões. Segundo apurou o JA, este reforço da segurança, que abrange todo o concelho, implica um investimento na ordem dos 175 mil euros, uma quantia que a autarquia considera “importante” para proteger as vidas de peões e automobilistas.

As preocupações da câmara municipal são sustentadas pelos dados estatísticos, que apontam para uma frequência alarmante de atropelamentos graves em passadeiras.

De acordo com o relatório anual da sinistralidade, em 2009 foram atropeladas 317 pessoas em toda a região algarvia, o que resultou na morte de oito peões e 37 feridos graves.

As causas mais apontadas para este fenómeno são a imprudência dos condutores e peões, mas também há quem aponte o dedo às próprias passadeiras, cuja pintura é sujeita a um enorme desgaste e, como tal, apresentam-se muitas vezes com pouca visibilidade.

Assim sendo, a intenção da autarquia é contribuir para a diminuição dos atropelamentos no município, através de uma maior visibilidade das passadeiras para os automobilistas, aumentando a segurança dos peões, com especial atenção aos locais junto de escolas.

Nuno Couto/Jornal do Algarve

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

1 COMENTÁRIO

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.