Passadeiras pintadas de fresco para proteger peões

O número de atropelamentos graves em passadeiras têm ocorrido com grande frequência em toda a região, quase ao ritmo de um por dia. Para evitar mais mortes e aumentar a segurança dos peões, a autarquia albufeirense meteu mãos à obra e está a pintar centenas de “zebras” em todo o concelho.

A Câmara de Albufeira está a reforçar a sinalização rodoviária e pedonal em todo o município, incluindo a pintura de passadeiras em vários pontos do concelho.

O objetivo da autarquia é “aumentar a segurança” nas principais ruas e acessos da cidade, bem como nas cinco freguesias, numa altura em que alguns sinais já apresentam sinais de desgaste.

Estas intervenções passam ainda pela reparação do pavimento em diversos locais do município. “A sinalização horizontal é muito importante na redução da sinistralidade rodoviária”, frisa a Câmara de Albufeira, adiantando que os serviços municipais estão a proceder à repintura das estradas, barras de paragem e passadeiras de peões. Segundo apurou o JA, este reforço da segurança, que abrange todo o concelho, implica um investimento na ordem dos 175 mil euros, uma quantia que a autarquia considera “importante” para proteger as vidas de peões e automobilistas.

As preocupações da câmara municipal são sustentadas pelos dados estatísticos, que apontam para uma frequência alarmante de atropelamentos graves em passadeiras.

De acordo com o relatório anual da sinistralidade, em 2009 foram atropeladas 317 pessoas em toda a região algarvia, o que resultou na morte de oito peões e 37 feridos graves.

As causas mais apontadas para este fenómeno são a imprudência dos condutores e peões, mas também há quem aponte o dedo às próprias passadeiras, cuja pintura é sujeita a um enorme desgaste e, como tal, apresentam-se muitas vezes com pouca visibilidade.

Assim sendo, a intenção da autarquia é contribuir para a diminuição dos atropelamentos no município, através de uma maior visibilidade das passadeiras para os automobilistas, aumentando a segurança dos peões, com especial atenção aos locais junto de escolas.

Nuno Couto/Jornal do Algarve

pub

 

 

 

pub

WP2FB Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Tamanho da Fonte
Contraste