Passos e Governo caem, Seguro e PS sobem

ouvir notícia

.

Pela primeira vez, a popularidade de António José Seguro é superior à do primeiro-ministro. PS também sobe nas intenções de voto, ultrapassando a fasquia psicológica dos 30%. Entre as gotas da chuva passa Paulo Portas, que continua a ser o mais popular.

O PS voltou a ultrapassar a fasquia psicológica dos 30%. Na sondagem de abril do Expresso/SIC – Eurosondagem, o partido liderado por António José Seguro regista 30,5% dos votos dos inquiridos (mais 9 décimas do que há um mês) e aproxima-se do PSD – que perdeu 7 décimas e se situa agora nos 35,3%. A CDU também cresce: obtem mais 6 décimas do que há um mês, situando-se nos 9,1%.

Já o BE desce: o partido de Francisco Louçã perde meio ponto percentual, não consegue mais do que 6,4%. Mas é o CDS o mais penalizado: o outro partido da coligação governamental é mesmo o que mais perde (menos 1,3% do que em março) nas intenções de voto dos portugueses. Fica-se, agora, pelos 10,7%, seguindo em direção oposta à do seu presidente, Paulo Portas, que continua a ser o líder mais popular (com um saldo positivo de 12,2 pontos, a larga distância de António José Seguro, que tem 7,1%, e exatamente o dobro de Passos Coelho, com 6,1%).

- Publicidade -

Mas a surpresa do mês em matéria de popularidade cabe, de resto, ao secretário-geral do PS: apesar de um mês recheado de incidentes na sua bancada parlamentar, Seguro consegue ultrapassar Passos Coelho pela primeira vez. O primeiro-ministro desceu na apreciação positiva dos portugueses, não tanto, ainda assim, quanto o Governo (que perde 2,5% em relação ao mês anterior).

Também Cavaco Silva continua a cair:o seu outrora vasto saldo positivo está cada vez mais reduzido e situa-se agora nos 4,7 pontos positivos – menos 1,3% do que há um mês. Abaixo dele só os líderes dos partidos mais à esquerda: Jerónimo de Sousa tem um saldo positivo de 2,9 e Francisco Louçã de apenas 1 ponto. Apesar disso, melhoraram os seus índices de popularidade relativamente a março.

Cristina Figueiredo (Rede Expresso)
- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.