Patrões e sindicatos de acordo em aumentar salário mínimo este ano

ouvir notícia

.

Patrões e sindicatos estão de acordo sobre a atualiação do salário mínimo nacional já este ano. A posição foi expressa na reunião desta segunda-feira com o Governo, mas há divergências quanto ao novo valor e em relação a eventuais contrapartidas.

A Confederação Empresarial Portuguesa (CIP) e a Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) indicaram ao Expresso que estão disponíveis para uma atualização para 500 euros durante 2014, referindo que esse valor já está a servir como referência em novas contratações e nos processos de negociações coletivas.

Da parte das centrais sindicais, o secretário-geral da UGT Carlos Silva considera que 500 euros é “o valor possível”, uma vez que é o que “reúne o apoio de todas as partes”; já o secretário-geral da CGTP-IN, Arménio Carlos, só estará disponível para um acordo de atualização para 515 euros, já a partir de 1 de junho, o que iria ao encontro do valor acordado em 2006 para o presente ano.

- Publicidade -

CIP quer comissão técnica para salário mínimo

Arménio Carlos considera ainda que a atualização do salário mínimo terá de ser discutida como um “processo completamente autónomo”, não podendo ser apresentada com contrapartidas.

O presidente da CIP, António Saraiva, vai propor a criação de uma comissão técnica, com membros dos diferentes parceiros sociais, que avalie nos próximos anos a possibilidade de novas subidas do valor do salário mínimo de acordo com “critérios objectivos que acautelem a competitividade externa das empresas portuguesas”.

O presidente da CAP, João Machado, defende que, paralelamente à discussão da atualização do salário mínimo, têm de estar em cima da mesa outras matérias anteriormente acordadas e ainda não cumpridas, nomeadamente as relativas aos custos da energia e dos combustíveis e ao financiamento às empresas.
O Expresso tentou sem sucesso ouvir os presidentes da Confederação do Comércio e Serviços de Portugal e da Confederação do Turismo Português (CTP) sobre o assunto. Ambos haviam anteriormente manifestado a sua disponibilidade para um acordo sobre uma subida do salário mínimo, embora a CTP tenha apontado uma subida faseada (com o valor de 500 euros no início da 2015) e mediante contrapartidas às empresas.

RE

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.