Paulo Campos garante que o Governo não vai dar 300 milhões à TAP

ouvir notícia

O secretário de Estado das Obras Públicas garantiu hoje à agência Lusa que o Governo não tem em curso, “de momento”, qualquer operação para entregar à TAP os 297,5 milhões de euros que a empresa diz precisar.

“Neste momento não existe nenhuma operação de aumento de capital da TAP em curso para poder sanar essa situação”, disse Paulo Campos, sublinhando que as necessidades de financiamento da transportadora aérea nacional são já conhecidas há vários meses.

“Essa situação [necessidade de mais capitais] vem expressa já em vários relatórios de contas relativamente à necessidade de a companhia aérea reforçar os seus capitais próprios”, salientou.

- Publicidade -

A recapitalização de que a TAP precisa pode ser feita através de “vários mecanismos e deve ser analisada e vista tendo em conta esses mecanismos”.

Questionado sobre se o Governo tem preferência por algum modelo em concreto, Paulo Campos respondeu que “o Governo não tomou ainda qualquer decisão sobre esse contexto” e salientou sempre ter dito que “a recapitalização não é privatização”.

De resto, o governante lembrou as obrigações comunitárias, que proíbem financiamentos às empresas públicas como forma de garantir a concorrência no espaço comunitário.

“Sempre disse que a recapitalização era uma matéria que estava a ser estudada tendo em conta, nomeadamente, as obrigações comunitárias que temos”, concluiu o governante, em declarações à agência Lusa.

O jornal i escreve hoje, citando o relatório e contas de 2009 da empresa, que, “face ao montante negativo do resultado líquido no final do exercício […], o conselho de administração irá propor, para sua cobertura, a entrada de dinheiro no montante de 297,5 milhões de euros”.

A TAP fechou o ano de 2009 com um resultado negativo de 289,8 milhões de euros nos capitais próprios, o que representa um agravamento face aos 234,5 milhões de euros registados no final do ano anterior.

AL/JA

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.