Paulo Oliveira venceu Festival Chopin

ouvir notícia

O vencedor do Prémio Jovens Pianista 2010 do festival Chopin, organizado pela Orquestra Metropolitana e o Teatro S. Luiz, em Lisboa, foi o vila-condense Paulo Oliveira, foi hoje anunciado.

O pianista de 31 anos convenceu o júri presidido por Paulo Pacheco (professor de piano), e constituído por Fausto Neves (pianista e docente) e pela jornalista Manuela Paraíso.

Entre os quatro finalistas, Paulo Oliveira “distinguiu-se, tanto mais que o desafio não era fácil, tratava-se de preparar um recital para piano, exclusivamente com obras de Chopin”, por ocasião dos 200 anos do nascimento do compositor, disse à Lusa fonte da organização.

- Publicidade -

O pianista, com o apoio da Embaixada de Varsóvia em Lisboa, terá agora a oportunidade de tocar em recital na Polónia, no Festival Chopin em Cores de Outono, em setembro próximo, além de ter recebido um cheque no valor de 1500 euros.

O japonês Tomohiro Hatta ficou em 4.º lugar, Marta Menezes em terceiro lugar, e Raul Peixoto da Costa, o mais jovem intérprete do concurso, em segundo lugar.

Ao Concurso Chopin foram apresentadas catorze candidaturas, tanto nacionais como do estrangeiro. Numa primeira fase, foram escolhidos quatro finalistas que se apresentaram em recital ao longo de quatro dias do Festival Chopin que terminou sábado à noite, no Jardim de Inverno do Teatro Municipal São Luiz.

Os concertos foram realizados ao final da tarde, podendo público e júri analisar os méritos e as interpretações pessoais dos jovens pianistas.

Segundo o júri, mereceu destaque “o nível demonstrado pelos quatro finalistas, indício revelador do nível pedagógico que neste momento se atingiu em Portugal e das vantagens que trazem os intercâmbios internacionais que permitem aos novos músicos uma aprendizagem mais versátil e especializada”.

Segundo o júri, Paulo Oliveira evidenciou “maior maturidade e capacidades interpretativas”.

Paulo Oliveira demonstrou “solidez do ponto vista técnico, revelou experiência de palco, compreensão da linguagem de Chopin, além de grande sensibilidade e controlo do teclado e ouvido apurado”, relatou Paulo Pacheco à Lusa.

Paulo Oliveira, 30 anos, entre outras distinções, foi primeiro classificado no Concurso Internacional Bartók-Kabalevsky-Prokofiev”, em 2003; foi o melhor candidato português no Concurso Internacional de Piano Vianna da Motta, em 2004; e foi 2.º classificado no Concurso de Interpretação do Estoril/Prémio El Corte Inglés, no ano passado.

Recebeu recentemente os Prémios Accésit e o da Crítica Palau de la Música (Barcelona), em duo com a violoncelista Teresa Valente Pereira.

Fonte da Metropolitana afirmou à Lusa que no próximo ano haverá concurso e festival idênticos tendo como tema Niccolò Paganini, quando passam 170 anos da sua morte.

NL.

*** Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico ***

JA/Lusa

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.