PCP alerta para pulverização de candidaturas à esquerda

ouvir notícia

O secretário geral do PCP, Jerónimo de Sousa, considera que a “pulverização de candidaturas à esquerda” na corrida à Presidência da República constitui “um problema do Partido Socialista”.

Jerónimo de Sousa comentava, em declarações à agência Lusa, a decisão do deputado socialista Defensor de Moura de entrar na corrida a Belém, cuja candidatura será apresentada formalmente dia 28, em Viana do Castelo.

O deputado Defensor de Moura “é um cidadão português que tem mais de 35 anos e tem o direito de se candidatar”, afirmou Jerónimo de Sousa, à margem de uma sessão pública do PCP sobre o Programa de Estabilidade e Crescimento (PEC), no auditório da Escola Superior de Educação de Portalegre.

- Publicidade -

“Se algum problema existe é no seio do Partido Socialista. A profusão de candidaturas à esquerda é a proliferação de candidaturas na área do PS”, sublinhou.

O líder comunista considerou, no entanto, ser “um equívoco pensar que, neste quadro, numa primeira volta, é um mal a existência de diversas candidaturas”.

“No caso concreto do PCP, vai apresentar um candidato próprio. Ninguém mais que o PCP mobiliza o seu eleitorado e das duas uma: ou o candidato da direita que antes de ser já o é, no caso concreto Cavaco Silva, ganha com mais de 50 por cento perante uma ou dez candidaturas, ou não ganha e a questão da segunda volta coloca-se”, disse.

Defensor de Moura, de 64 anos, anunciou na sexta feira que o objetivo da sua candidatura presidencial será o de “forçar o atual Presidente da República, Cavaco Silva, a disputar uma segunda volta” e manifestou-se confiante que, nos próximos dois meses, conseguirá recolher as 7500 assinaturas para oficializar a sua entrada na corrida a Belém.

“A minha candidatura vai complementar a de Manuel Alegre. Os meus adversários não serão nem Manuel Alegre, nem Fernando Nobre, mas a candidatura de direita de Cavaco Silva”, declarou o deputado do PS, que é vice-presidente da Comissão Parlamentar de Negócios Estrangeiros e membro das comissões de Saúde e de Defesa Nacional.

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.