PCP evoca em Olhão o centenário do nascimento de José Vitoriano

ouvir notícia

Integrando um alargado conjunto de iniciativas que ao longo do último  ano, assinalaram o centenário do nascimento de José Vitoriano, operário corticeiro, destacado dirigente do PCP e resistente  antifascista, na próxima sexta-feira, 22 de Fevereiro, pelas 21h00, vai decorrer uma sessão evocativa no Centro de Trabalho de Olhão do PCP.

José Vitoriano nasceu no concelho de Silves, “num Algarve rural do início do século XX, onde as condições de vida eram duras e pobreza era a realidade da generalidade da população, e tal como muitas outras  crianças na época cedo começou a trabalhar na ajuda da subsistência familiar. Aos 13 anos José Vitoriano tornou-se operário corticeiro”, assinala o PCP na sua nota sobre o evento.

E destaca: “Com esta condição cedo adquiriu consciência de classe participando  desde muito jovem em várias lutas em Silves. Teve um destacado percurso sindical, que o levou a liderar o Sindicato dos Nacional dos Corticeiros. A sua ligação ao PCP também começou no seu local de trabalho, na fábrica. O seu percurso político iniciado em defesa dos  interesses dos trabalhadores corticeiros, continuou para o plano regional e depois nacional, mais tarde passaria à clandestinidade como  funcionário do Partido Comunista Português”.

- Publicidade -

José Vitoriano resistiu à ditadura  também quando a repressão fascista o manteve encarcerado durante quase 17 anos,  “mas isso nunca o conseguiu derrubar ou vergar, contribuindo com a sua
acção para o fim da ditadura fascista e a conquista da liberdade em 25  de Abril de 1974.  No PCP, assumiu responsabilidades de direcção nacionais antes e após o 25 de Abril onde desempenhou diversas tarefas. Já em democracia foi também deputado na Assembleia da República, tendo sido Vice-Presidente durante vários anos. O seu percurso fica marcado por uma vida de luta antifascista, pela  liberdade e “pela construção de um Portugal verdadeiramente democrático liberto de todas as formas de exploração e opressão”.

Nesta sessão evocativa, que contará com a presença de familiares de  José Vitoriano, será apresentada a exposição que ficará patente no Centro de Trabalho de Olhão do PCP e terão lugar as intervenções de Filipe Parra do Secretariado da Direção da Organização Regional do Algarve e José Castanheira da Comissão Concelhia de Olhão.

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.