PCP exige reforço do cordão dunar e desassoreamento na zona de Cacela Velha e Fábrica

ouvir notícia

O grupo parlamentar do PCP questionou o Governo sobre as intervenções para reforço do cordão dunar, desassoreamento da laguna e reposição da barra na zona de Cacela Velha e da Fábrica, situado no extremo oriental da Ria Formosa.

No documento, os comunistas referem que o sítio da Fábrica/Cacela Velha conta com uma comunidade local que se dedica à pesca e à produção de bivalves, assim como a atividades marítimo-turísticas. “Contudo, as atividades económicas desta comunidade local têm sido extremamente prejudicadas, e em alguns casos mesmo inviabilizadas, devido à destruição da duna primária e ao assoreamento da barra e dos canais de navegação”, alerta o PCP, acrescentando ainda que, “nos últimos anos, registou-se uma aceleração do processo de erosão da arriba em Cacela Velha, colocando em risco o conjunto patrimonial do Núcleo Histórico de Cacela Velha, classificado como Imóvel de Interesse Público”.

“Há vários anos (desde 2014) que o PCP vem insistindo na necessidade de realizar intervenções nesta zona, para reforço do cordão dunar, desassoreamento da laguna e reposição da barra”, sublinham os comunistas, que não se conformam com este “abandono” das comunidades da zona da Fábrica e de Cacela Velha.

- Publicidade -

Por outro lado, o PCP recorda que, em abril de 2018, foi aprovado na Assembleia da República um projeto de resolução para a solução deste problema, mas, até agora, nenhuma intervenção avançou no terreno.

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.