PCP quer transferência de farmácias condicionada a pareceres de autarquias e Infarmed

ouvir notícia

O grupo parlamentar do PCP apresenta hoje um projeto de lei que condiciona a transferência de farmácias no mesmo concelho a pareceres positivos da autoridade nacional do medicamento e das autarquias, tendo em conta as necessidades das populações.

Atualmente, uma farmácia pode ser transferida de uma zona do concelho para outra desde que observadas as suas condições de funcionamento.

O que acontece é que, segundo a deputada comunista Paula Santos, “muitas populações de zonas mais isoladas, do Interior”, já “bastante penalizadas” com o encerramento de serviços de saúde, “ficaram também sem farmácia”, o que lhes “dificultou ainda mais o acesso a medicamentos e a um conjunto de tratamentos”.

- Publicidade -

Por isso, sustentou a parlamentar em declarações à agência Lusa, a transferência de farmácias nos atuais moldes “é mais um contributo para a desertificação do Interior do país”.

O projeto de lei comunista defende que a deslocalização das farmácias deve “atender às necessidades das populações” e pressupor um “parecer positivo” das autarquias e uma “avaliação favorável” da Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde (Infarmed), ambos vinculativos.

Ainda de acordo com a proposta de diploma do PCP, a transferência de uma farmácia não pode privar pessoas de serviços farmacêuticos num raio superior a dois quilómetros.

PS e PSD apresentam também hoje projetos de lei sobre o mesmo assunto.

AL/JA

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.