PCP questiona Governo sobre problemas da produção de citrinos no Algarve

ouvir notícia

.

Uma delegação do PCP visitou recentemente a Frusoal – Frutas Sotavento Algarve Lda, localizada no concelho de Vila Real de Santo António, no âmbito de uma iniciativa mais vasta levada a cabo pelos comunistas, destinada a “afirmar o valor estratégico da produção regional e a necessidade de aproveitar plenamente as suas potencialidades e recursos como via para o desenvolvimento económico e social do Algarve”.

A Frusoal é um dos maiores produtores nacionais de citrinos, escoando a produção de cinco dezenas de produtores algarvios seus associados. Nos 800 hectares dos seus associados, a que acrescem 450 hectares da própria empresa, são produzidos anualmente cerca de 25.000 toneladas de citrinos (laranjas, clementinas, tangerinas, limões e ainda, residualmente, limas e toranjas).

A Frusoal, assim como outras empresas produtoras de citrinos da região algarvia, depara-se, contudo, com um sério constrangimento à expansão da produção e até à manutenção da produção atual, relacionado com a “inaceitável política de esmagamento de preços praticada pelas grandes superfícies comerciais, que diminuem as margens de lucro dos produtores para valores incomportáveis”, denunciam os comunistas.

- Publicidade -

O PCP continua a alertar para “o perigo que a ‘ditadura’ das grandes superfícies representa para a sustentabilidade da produção nacional”, exigindo que o Governo adote medidas que “ponham fim a práticas abusivas por parte das grandes superfícies comerciais”.

A Frusoal exporta cerca de 20 a 25 por cento da sua produção, principalmente para Espanha, França e Polónia. Contudo, apesar de os citrinos algarvios serem muito apreciados noutros países devido à sua elevada qualidade, o aumento das exportações “é prejudicado pela ausência de uma política governamental consistente de apoio à exportação de produtos nacionais”, considera o PCP.

“Também aqui se exige uma eficaz intervenção do Governo na divulgação e promoção dos citrinos nacionais nos mercados externos”, acrescentam os comunistas.

Neste sentido, o PCP quer que o Governo explique que medidas implementou ou vai implementar para apoiar a produção de citrinos no Algarve e noutras regiões do país, bem como que medidas tenciona adotar para pôr fim à “política de esmagamento de preços à produção praticada pelas grandes superfícies comerciais”.

O PCP quer ainda saber se a comercialização de citrinos foi sujeita a uma análise de possíveis práticas comerciais restritivas e ilegais pela grande distribuição, pela Plataforma de Acompanhamento das Relações na Cadeia Agroalimentar (PARCA), e se foi sujeita a fiscalização pela Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), bem como quais os resultados.

Os comunistas pretendem também saber quais as medidas de apoio à exportação de citrinos algarvios e nacionais que o Governo implementou ou tenciona vir a implementar.

.

.

.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

1 COMENTÁRIO

  1. “Governo anuncia que a Sociedade Polis não fará demolições no núcleo da Culatra”

    C0rrupt0s,não foi nada que o povo não estivesse á espera,enquanto foram demolidas as do ramalhete houve sempre dinheiro,assim que começaram a demolir as casas dos militares e políticos,casas de luxo ilegais na Culatra e Farol,pararam logo a obra!!
    Uma vergonha,o Algarve politicamente TEM OS POLITICOS MAIS C0RRUPT0S DO MUNDO!JÁ SE FALAVA,Á MAIS DE UM ANO QUE AS CASAS QUE IRIAM SER DEMOLIDAS ERAM SÓ AS DOS POBRES,E ACERTAMOS!

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.