Pedidos de ajuda alimentar aumentam no Algarve entre famílias mais favorecidas

ouvir notícia

Os pedidos de apoio na alimentação cresceram nas últimas semanas na região entre famílias tradicionalmente mais favorecidas, que agora enfrentam descidas no rendimento devido à pandemia de COVID-19, levando-as a recorrer a ajudas que eram habitualmente mais direcionadas à população carenciada.

O Movimento de Apoio à Problemática da Sida (MAPS) adaptou a sua sede em Faro para conseguir responder ao aumento dos pedidos de ajuda que tem recebido.

“No primeiro dia que nos foram pedidas refeições servimos 10 ou 15, no dia seguinte 30 e foi um crescendo até às 300 que temos hoje”, afirma à agência Lusa a vice-presidente da instituição, Elsa Morais Cardoso.

- Publicidade -

A responsável revela que só com o apoio dos parceiros têm conseguido garantir o fornecimento de refeições diárias, mas também “o reforço de sopa, iogurtes, pão e fruta” a cerca de 300 pessoas entre a sede, em Faro, e as delegações de Quarteira e Portimão.

“Quem tinha carências continua a ter, agravadas com a pandemia, mas há um novo grupo que nunca passou por esta situação e as diferenças sociais notam-se quando as pessoas vêm ter connosco”, nota Elsa Morais Cardoso.

O turismo, a restauração e o aeroporto de Faro continuam a ser “os grandes empregadores” no Algarve, refere, considerando que “quando os dois membros do casal trabalham nestes setores”, a pandemia “coloca-os numa situação que não é comum nas últimas décadas em Portugal”.

Entre psicólogos e técnicos a preparar cabazes nos corredores da sede, há ainda uma assistente social que agora é cozinheira e salas de trabalho transformadas em unidades de embalamento.

Na porta da entrada existe agora com um painel de acrílico devido ao distanciamento social entre quem fornece ajuda e quem dela precisa.

“Já tivemos pedidos de ajuda do meio da serra algarvia”, sublinha a vice-presidente do MAPS.

Em famílias com crianças a situação “é muito complicada”, desabafa, com mães a “chegarem desesperadas e muitas vezes com lágrimas nos olhos” por não conseguirem dar aos filhos “os iogurtes ou as papas”.

“O que mais desespera as pessoas é a incerteza do seu trabalho, não sabem se vão regressar aos seus empregos. Muitos foram mesmo despedidos, não sabem se regressam e a maioria não vai mesmo regressar”, lamenta.

No Motoclube de Faro também se trabalha para acorrer aos pedidos de ajuda de quem ficou “com dificuldades económicas e não consegue comprar alimentos”, afirma o seu presidente, José Amaro, notando que não se tratam apenas de pessoas com empregos precários, mas sim de “todas as classes sociais”.

“Temos recebido vários apoios de empresas algarvias e depósitos em dinheiro que revertemos em comida que levamos diariamente a quem necessita”, conta José, enquanto arruma pacotes de arroz, massa e outros alimentos nas paletes que ocupam agora parte da cave da sede.

Assumindo que o apoio social “está na génese do clube”, destaca que muitos dos apoios têm sido canalizados para pessoas que “perderam os empregos na restauração, de onde levavam a comida para as refeições em casa”.

“Só quem anda a entregar as coisas é que vê a dificuldade que as pessoas têm e a forma como somos recebidos, por isso, é importante agradecer a quem nos ajuda para que possamos ajudar quem precisa”, conclui.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.