Peixes mortos no Guadiana: Municípios asseguram limpeza do rio e garantem qualidade das praias

ouvir notícia

.

As análises às águas revelam valores normais, afastando a hipótese de contaminação. Apesar de não haver perigo para a saúde pública, as autoridades continuam a investigar a causa da morte dos mujos (espécie de taínha)

.

Os municípios da Eurocidade do Guadiana estão a efetuar uma ação de limpeza nas praias dos concelhos de Vila Real de Santo António, Castro Marim e Ayamonte e no leito do Guadiana, de forma a remover os peixes mortos provenientes do rio.

- Publicidade -

Atualmente, estão envolvidas na operação 13 embarcações, cinco da Marinha e oito de pescadores que foram contratadas pelas autarquias para realizar os trabalhos de remoção do peixe morto.

De acordo com o presidente da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, Luís Gomes, as operações de limpeza das praias do concelho e da foz do Rio Guadiana “estão em curso desde o passado sábado, no período entre as 9h00 e as 24h00, pelo que a situação está controlada”.

“Além de já termos exposto detalhadamente a situação às autoridades competentes, optámos por dar particular atenção às zonas balneares, que se encontram sem quaisquer problemas”, prossegue o autarca.

O surgimento de peixes mortos no Guadiana verifica-se há vários dias, embora as análises efetuadas pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA), através da Administração da Região Hidrográfica do Algarve, tenham revelado valores normais e sem risco para a saúde pública na água.

Além das três autarquias da eurocidade e do município de Alcoutim, as ações de remoção do peixe morto que tem surgido no Guadiana envolvem a Marinha, a Associação de Pescadores de VRSA, o Clube de Mergulho Isla Sub, a Proteção Civil de VRSA, a Agência Portuguesa do Ambiente e o ICNF.

A autarquia de VRSA tem igualmente fornecido material de limpeza (luvas e sacos) e assegurando o transporte dos peixes recolhidos até aos pontos de deposição apropriados.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

1 COMENTÁRIO

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.