Pepetela recebe grau de doutor honoris causa da Universidade do Algarve

ouvir notícia

O escritor angolano Artur Pestana, conhecido por Pepetela (pestana), recebe quarta-feira o grau de doutor “honoris causa” da Universidade do Algarve (UAlg).

Prémio Camões 1997 e um expoente da literatura de língua portuguesa, Pepetela terá como padrinho o professor António Correia e Silva, reitor da Universidade de Cabo Verde.

A cerimónia de atribuição do título de “doutor honoris causa” vai decorrer no grande auditório da UAlg, no Campus das Gambelas, a partir das 16:00, com um cortejo académico, seguido do discurso do reitor da UAlg, João Guerreiro.

- Publicidade -

Pepetela assume-se como um “ficcionista” e afirma que “mesmo sem prémios escreveria na mesma”, disse numa entrevista recente à UALg.

“Sigo uma linha de preocupação em relação às situações que vou encontrando, em particular na sociedade angolana. Por vezes dá-me gosto ir ao passado procurar uma ponta do véu que possa explicar o presente, ou alguma particularidade do presente. Há pois uma certa continuidade entre o sociólogo e o ficcionista”, conta o escritor.

A atribuição do título de “doutor honoris causa” a Pepetela partiu de “uma proposta do Conselho Científico da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais e foi aprovada, por unanimidade, no Senado da Universidade do Algarve.

Pepetela afirma estar “muito comovido pela lembrança da Universidade do Algarve”.

“Com esta homenagem, está a abrir os braços a um escritor que é, acima de tudo, um cidadão angolano. Suponho que a homenagem deva ser estendida ao meu país e isso provoca sem dúvida um certo orgulho, o de me considerarem até certo ponto um embaixador de uma cultura ainda tão mal conhecida”, comenta o escritor.

Pepetela, 69 anos, autor de 16 obras, como a “As Aventuras de N’Gunga”, “Predadores”, “Contos de Morte” ou “O Planalto e a Estepe”, nasceu em Benguela, Angola, em 1941, e é descendente de uma família colonial portuguesa.

As suas narrativas encontram-se publicadas em Portugal e no Brasil e estão traduzidas na Alemanha, Bulgária, Chile, Dinamarca, Espanha, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Inglaterra, Itália, Japão, Noruega, Rússia, Suécia, Suíça e Uruguai.

Pepetela é atualmente professor universitário em Luanda, Angola, e membro da Comissão Diretiva da União dos Escritores Angolanos.

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.