Perfuradora chegou ao refúgio dos mineiros chilenos retidos em mina em San José

ouvir notícia

Os 33 mineiros retidos desde 05 de agosto na mina de San José, norte do Chile, registaram hoje em vídeo o momento em que uma das perfuradoras abriu um buraco no seu refugio, provocando manifestações de alegria de todos.

O vídeo, distribuído pelas autoridades, regista o preciso momento em que a perfuradora T-130 abriu um buraco de cerca de 30 centímetros de diâmetro no refugio onde estão os 33 mineiros.

Os mineiros manifestaram a sua alegria pelo sucesso dos trabalhos e um deles compromete-se, em declarações para a câmara de filmar, a ajudar nos trabalhos que agora são necessários.

- Publicidade -

“Estamos extremamente emocionados e super contentes”afirmaram os trabalhadores que também agradeceram ao governo chileno e a “todos quantos estão a trabalhar” por eles, sacrificando dias de descanso e até mesmo festividades nacionais.

Os 33 mineiros, entre eles um boliviano, sabem que terão agora um trabalho árduo pela frente para que possam sair com vida do refúgio situado a 700 metros de profundidade.

A máquina T-130, à qual serão agora mudados os martelos de forma a permitir abrir um buraco com, pelo menos, 65 centímetros de diâmetro, vai fazer cair no refúgio muita terra que terá de ser removida pelos mineiros.

O engenheiro responsável pelas operações de resgate, André Sougarret, explicou que o caminho até ao refúgio agora aberto será utilizado para enviar petróleo aos mineiros para que estes possam colocar em funcionamento uma máquina que os vai ajudar a retirar a terra.

O ministro chileno das Minas, Laurence Golborne, advertiu, contudo, que o trabalho que há pela frente para resgatar os 33 mineiros, ainda vai demorar várias semanas, mas mostrou-se otimista no sucesso da operação e no salvamento do grupo durante o mês de novembro.

AL/JA

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.