Perigo espreita no porto de pesca da Baleeira

ouvir notícia

.

Os pescadores da Baleeira, em Sagres, alertam para o estado de degradação do porto de pesca e exigem obras urgentes de renovação do cais, entre outras reivindicações.

Estas preocupações chegaram este mês ao Ministério da Agricultura e do Mar, através do grupo parlamentar do PCP, que esteve no local recentemente para avaliar a situação e reunir com a Associação de Armadores de Pesca de Sagres e com pescadores.

“O cais do porto de pesca da Baleeira encontra-se muito degradado, colocando em causa a segurança dos seus utilizadores”, alertam os comunistas, dando como exemplo o caso das escadas metálicas que permitem o acesso ao cais, a partir das embarcações, e que encontram-se num elevado estado de degradação, faltando em algumas delas os próprios parafusos de fixação.

- Publicidade -

“Esta circunstância quase provocou, na semana passada, um grave acidente quando uma escada se soltou ao ser utilizada por um pescador. Acresce ainda que as defensas do cais (pneus) estão a desfazer-se, colocando em risco as embarcações no processo de atracagem”, realça o PCP.

A delegação do PCP tomou também conhecimento do sério problema com o abastecimento de combustível às embarcações. “O posto de abastecimento existente no local não dispõe de combustível suficiente para as necessidades. Efetivamente, o combustível esgota-se rapidamente após o reabastecimento do posto, obrigando as embarcações que não conseguiram abastecer-se a deslocarem-se aos portos de Portimão ou de Lagos, implicando elevados custos”, denunciam.

Medidas urgentes precisam-se!

Entre as preocupações dos pescadores do porto de pesca da Baleeira estão ainda a intenção da Docapesca de expulsar os pescadores de um recinto descoberto (usado pelos homens do mar há mais de três décadas para guardar as artes de pesca que não estão a ser utilizadas), entregando-o a uma empresa espanhola para que esta construa aí uma depuradora e um armazém.

Os pescadores querem ainda a instalação de um novo cais flutuante ou o prolongamento do atual e alterações na lota do porto da Baleeira que permita aos pescadores acompanhar de forma direta e simplificada o desenrolar de todo o processo de pesagem e venda.

JA

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.