Personagens psicopatas abundam nas novas séries

LP
LPhttps://www.jornaldoalgarve.pt
Colaboradora. Designer.

Quando eu era adolescente existiam muitos filmes e novelas, onde havia sempre uma ou duas personagens manipuladoras, e por vezes psicopatas. Considerava-se que para existir um desenvolvimento surpreendente da ação, mistério e interesse era necessário criar personagens com uma personalidade perversa.

Atualmente, nas séries e filmes modernos, especialmente, dos Estados Unidos, não existe só uma ou duas personagens manipuladoras, mentirosas, sarcásticas, quase todas têm esse perfil, ou seja, num dado momento da série todas apresentam essas características, com um bónus extra, também são psicopatas. O que significa que todas matam outras personagens sem qualquer remorso, como se fosse algo natural tirar a vida a outro ser.

Nalgumas dessas séries há personagens que desde o princípio demonstram possuir um perfil de personalidade manipuladora e agressiva, contudo, outros vão revelando-se pouco a pouco. Deste modo, as personagens que fazem parte do elenco principal são violentas, têm um conjunto de características negativas, típicas de terroristas, violadores e assassinos em série.

O que fica na retina dos adolescentes e jovens é que este tipo de comportamento e atitude é normal. Como se fosse natural matar outro ser humano, como se a vida humana não tivesse valor.
Estas séries e filmes demonstram que para ser bem sucedido vale tudo, todos os meios são legítimos para atingir os fins. Um desejo, um impulso, um capricho, uma ideia tem de ser concretizada custe o que custar, mesmo que implique matar quem está ao nosso lado. Tudo é justificável, desde que seja para obter o que nós queremos. Tirar vantagem sobre o outro, esconder conhecimento, mentir, trair, manipular, tudo é um recurso válido para concretizar o que se deseja, não interessa se é legítimo ou honesto, porque na verdade, o que estas séries passam para os seus fãs é que o outro é um inimigo. Os jovens começam a atuar na nossa sociedade como os personagens psicopatas das suas séries favoritas, e isso é muito perigoso.

Deste modo, coloco um desafio aos pais, avós, tios, aos mais velhos que estejam atentos e “desmontem” as personagens e elencos das séries favoritas dos vossos jovens para perceberem os perfis. Certamente, irão verificar que algumas séries incentivam ao egoísmo, à agressividade, à vingança, mentira, vaidade, fingimento, desprezo e conflito. O que significa que tentam intensificar nos jovens sentimentos negativos de ódio, vingança, raiva, morte, esquecendo os valores que os pais tentam ensinar de respeito, amor, carinho, amizade e tolerância.

Chamem os vossos jovens à atenção para estas armadilhas presentes nos filmes, séries e novelas.

Carmo Costa

Deixe um comentário

Exclusivos

Realidade algarvia afeta saúde mental dos jovens

Atualmente, a incerteza sobre o futuro académico e profissional preocupa cada vez mais os...

Autarca de Tavira garante que Plano de mobilidade tem “as melhores soluções”

O estudo do Plano de Mobilidade Sustentável da cidade de Tavira, encomendado em 2019...

Extrema-direita é primeira força política na região

A vitória do Chega no distrito de Faro, com 27,19% dos votos, foi a...

Água lançada ao mar pelo Alqueva daria para encher barragens algarvias

A Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva (EDIA), com sede em Beja, anunciava...

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.