Personalidades mundiais reunem com Clinton para resolver problemas da Humanidade

ouvir notícia

Líderes de todo o mundo empenhados em resolver alguns dos problemas da Humanidade reúnem-se a partir de hoje, em Nova Iorque, no encontro anual da Clinton Global Initiative, promovido pelo ex-presidente dos Estados Unidos Bill Clinton.
O encontro, que decorre na mesma semana em que na sede da ONU se faz um balanço dos Objetivos do Milénio, vai reunir no mesmo espaço chefes de Estado, caso dos da Libéria e do Haiti, importantes empresários como Bill Gates (Microsoft), Ratan Tata (Tata), Eric Schmidt, (Google), George Branson (Virgin) e figuras públicas empenhadas no combate à pobreza e em outras iniciativas filantrópicas, como a cantora Shakira, a ex-mulher do primeiro ministro britânico Cherie Blair ou o ciclista Lance Amstrong.

O presidente norte-americano, Barack Obama, deverá estar presente na sessão de encerramento da reunião, que conta também com a participação do presidente da EDP, António Mexia.

O projeto de sustentabilidade da elétrica portuguesa no campo de refugiados Kakuma, no Quénia, que deverá ser objeto de uma apresentação no decorrer da reunião, é uma das iniciativas que permite a Bill Clinton contabilizar cerca de 51 mil milhões de dólares (masi de 39 mil milhões de euros) investidos desde 2005, que terão resultado em melhorias na vida de mais de 220 milhões de pessoas.

- Publicidade -

Segundo a organização, a reunião deste ano deverá registar um número recorde de mais de mil participantes, responsáveis por 300 projetos, através dos quais materializam o seu compromisso de ajudar a resolver alguns dos problemas das populações mais desfavorecidas.

Ao anunciar o programa deste ano, o ex-presidente Bill Clinton lançou retoricamente o desafio: “Como poderá cada pessoa e cada organização potenciar de maneira efetiva as suas principais forças de maneira a tornar boas intenções em verdadeiras em reais mudanças?”.

O fórum pretende servir para os participantes se conhecerem, trocarem experiências e revelarem inovações, com a preocupação de responder ao “como fazer”.

Entre os temas escolhidos para debate este ano, estão matérias tão diversificadas como a questão da paz no Médio Oriente, o desenvolvimento económico, o microcrédito, o apoio às iniciativas das mulheres ou o combate ao cancro.

AL/JA

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.