Perto de duas mil pessoas precisaram de ajuda em 2012

ouvir notícia

.

A Câmara de Lagoa prestou apoio a 1.840 pessoas desempregadas, em 2012, através do Gabinete de Inserção Profissional. As mais atingidas pelo desemprego (quase mil) tinham idades entre os 31 e 54 anos. 737 eram mulheres e 661 eram homens

A Câmara Municipal de Lagoa, através do seu Gabinete de Inserção Profissional (GIP de Lagoa), prestou apoio a 1.840 pessoas desempregadas do concelho, durante o ano passado, quer através de sessões coletivas de apresentação de programas e medidas de apoio ao emprego, quer através de atendimentos individuais de orientação profissional e encaminhamentos para ações de formação quer, ainda, por meio de sessões de informação sobre medidas de apoio ao emprego, qualificação profissional, de RVCC e empreendedorismo.

“A Câmara Municipal de Lagoa, através do GIP, tem mantido uma intensa atividade na recolha e tratamento de elementos relacionados com as pessoas desempregadas – logo, em estado de carência – a viverem na área do município”, adianta a autarquia.

- Publicidade -

Segundo a mesma fonte, o GIP de Lagoa captou em 2012 ofertas de emprego com vista ao preenchimento de 21 postos de trabalho, tendo-se registado a integração profissional de 23 pessoas e 55 visitas a entidades potencialmente empregadoras, sedeadas no concelho de Lagoa.

“De notar que no regime de candidaturas a empregos promovido pela Câmara de Lagoa, que vigora entre 15 de maio de 2012 e 15 de maio de 2013, regista-se uma taxa global de execução dos objetivos na ordem dos 67,2 por cento, o que é considerado dos melhores resultados a nível de municípios”, destaca a autarquia.

Maioria dos desempregados tem entre 31 e 54 anos

Em relação à caracterização de desempregados utentes do GIP de Lagoa (1.398), em busca do primeiro emprego, de novo emprego ou outros, atinge maioritariamente pessoas com idades compreendidas entre os 31 e os 54 anos (539 no primeiro trimestre; 256 no segundo trimestre; 59 no terceiro trimestre e 105 no quarto trimestre).

O número de desempregados que se socorreram do GIP de Lagoa em 2012, com idades superiores a 55 anos, foi de 40, com maior relevância para o primeiro trimestre (15).

O GIP registou ainda durante o ano de 2012, 274 utentes desempregados com idades entre os 24 e os 30 anos e 125 registos com idades entre os 16 e os 23 anos. No que diz respeito ao género, registaram-se 737 mulheres e 661 homens.

Em relação à escolaridade dos desempregados registados no GIP de Lagoa, a situação é muito diversa e a maior incidência reside nos que têm habilitações superiores ao 9º ano e inferiores ao 12º ano: 710 pessoas.

“A Câmara Municipal de Lagoa vai continuar a apoiar a população desempregada, tudo fazendo para contribuir para a solução de um problema que afeta muita gente e, desse modo, as suas próprias economias familiares”, conclui a autarquia lagoense.

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.