Pescadores do sotavento e Bloco indignados com instalação da APA de Tavira

ouvir notícia

.

A comunidade piscatória reagiu indignada às manobras iniciais de instalação da Área de Produção Aquícola (APA) de Tavira. A Associação de Pescadores e Armadores de Tavira e a Associação de Pescadores de Monte Gordo transmitiram as suas inquietações aos dirigentes distritais do Bloco de Esquerda (BE) e ao deputado eleito, João Vasconcelos.

Agora, o grupo parlamentar do BE, dirige várias questões ao Governo. Aquele partido pretende saber se a actual equipa do Ministério do Mar está ao corrente do despacho publicado em Diário da República, a 21 de março, que prevê precisamente a instalação e a exploração de estabelecimentos de culturas biogenéticas marinhas de moluscos bivalves naquela área de produção aquícola (APA).

“O período de consulta pública do concurso desta empreitada foi demasiado curto, houve lugar a apenas uma sessão de esclarecimento, as autarquias não foram ouvidas neste processo, e estão reunidas inúmeras reivindicações do sector em relatório da Direcção Geral de Política do Mar. No entanto, o anterior Governo decidiu avançar com a sua concretização”, contesta João Vasconcelos.

- Publicidade -

“A área em causa destina-se à comunidade piscatória em geral e aos pescadores do sotavento em particular (Tavira, Santa Luzia, Cabanas, Manta Rota, Altura, Monte Gordo, Vila Real de Santo António)”, defende o deputado.

João Vasconcelos considera ainda que a instalação da APA de Tavira “irá colocar em causa a sustentabilidade da pesca artesanal, local e costeira, originando uma catástrofe social e económica que coloca no desemprego centenas de pessoas”.

“Queremos saber se o Ministério do Mar pretende avançar com este projecto, reduzi-lo ou extingui-lo”, esclarece o deputado.

.

.

.

.

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.