Pessoas com mobilidade reduzida têm acesso facilitado às praias

ouvir notícia

As quatro praias do concelho de Vila Real de Santo António galardoadas com a Bandeira Azul e com a distinção de praias acessíveis a todos os cidadãos com mobilidade reduzida, acolhem o projeto “Lazer e Tempos Livres para Cidadãos com Mobilidade Reduzida – Praia Acessível, Uma Praia para Todos”, que irá decorrer até 15 de setembro.

As praias de Santo António (Vila Real de Santo António), Monte Gordo, Lota e Manta Rota (estas duas últimas na freguesia de Vila Nova de Cacela) continuarão assim a desenvolver o projeto da Câmara Municipal que visa harmonizar diversas iniciativas locais já empreendidas para tornar acessíveis as praias às pessoas com mobilidade condicionada. A autarquia pretende assim criar uma resposta social, fornecendo conforto para pessoas com mobilidade reduzida, fomentando o convívio e proporcionalmente a animação cultural e a ocupação do tempo livre.

O projeto tem como principais objetivos permitir uma acessibilidade para todos e integra equipamentos anfíbios, que possibilitam a inclusão de indivíduos com mobilidade reduzida, permitindo-lhes usufruir de um banho de mar e um passeio à beira mar.

- Publicidade -

Nas quatro praias acessíveis do concelho os utilizadores poderão encontrar serviços de apoio (toldos, estacionamento ordenado e reservado, rampas de acesso e passadeiras até à zona de toldos), instalações sanitárias para o cidadão portador de mobilidade condicionada, em adequadas condições de higiene e de funcionalidade, bem como vigilância durante a permanência do utente no projeto (presença de nadadores salvadores com formação específica e existência de postos de primeiros socorros).
Nas referidas praias terão ainda à disposição equipamentos para facilitar o acesso aos banhos, os denominados Tiralós (Amphy Buggies), podendo também realizar um pequeno passeio, quando possível, pela baixa-mar. Este equipamento é manuseado por monitores especializados.

O projeto funciona todos os dias da semana, entre as 9h00 e as 13h00 e entre as 14h00 e as 19h00, até ao dia 15 de setembro. Os interessados deverão dirigir-se aos monitores que se encontram nas diversas praias e usufruir dos serviços disponibilizados.

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.