Petição online para “salvar da destruição” a Serra de Monchique

ouvir notícia

A associação ambiental A Nossa Terra acaba de lançar uma petição online com o objetivo de recolher quatro mil assinaturas, com vista à apresentação de uma petição de impedimento do licenciamento de pesquisa/exploração de minérios na serra de Monchique, à Assembleia da República.

Os ambientalistas pedem o cancelamento do licenciamento de prospeção concedido às empresas Sifucel e Felmica, em janeiro de 2011, considerando que a emissão da licença não foi acompanhada por uma análise dos impactos ambientais, nem por uma análise dos impactos socioeconómicos no concelho de Monchique.

“É nossa opinião que, uma análise dos custos-benefícios, terá claramente um resultado negativo e que será aconselhável, desde já, anular o pedido de licenciamento”, frisam os responsáveis através da petição online.

- Publicidade -

A associação ambientalista solicita ainda que a Assembleia da República trave a intenção de avançar com qualquer forma de prospeção ou exploração semelhante no concelho de Monchique.

“A Nossa Terra rejeita qualquer forma de exploração mineira ou pedreira adicional na área de Monchique, pois isso terá um impacto catastrófico sobre o meio ambiente natural e sobre a economia local, dependente do turismo ambiental, assim como na preservação da qualidade de vida das populações locais”, sublinham os responsáveis, frisando que “esta oposição é unanimemente apoiada pela câmara municipal, pela assembleia municipal, pela junta da freguesia de Monchique, vários deputados da Assembleia da República, bem como mais de dois assinantes duma petição já apresentado à DGEG”.

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

2 COMENTÁRIOS

  1. nâo sei o que essas pessoas têm na cabeça, estou no luxenburgo mas dentro de 2 meses estarei para sempre em portimâo, e estarei ao lado de todos aqueles que queiram dar a cara para salvar o nosso paraiso que e a nossa serra .

  2. Ainda bem que há pessoas conscientes e que não se deixam enganar pelas “tretas” da riqueza que estas actividades iriam trazer para a região! Basta ver o que tem acontecido noutros locais afectados e como as gentes locais ficaram efectivamente mais pobres, financeiramente, em saúde, ambientalmente, perderam o seu sossego, veêm a Terra rebentada e que nunca mais poderá voltar a ter a vida que tinha pois as minas e pedreiras são por definição, actividades Não Sustentáveis do ponto de vista Ambiental. Eu já assinei a Petição, assinem vocês também!

    Cristina

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.