Pilotos e “máquinas” preparados para o Salir TT 2012

ouvir notícia

.

A Associação Cultural de Salir, através da sua secção de motorismo, iniciou em outubro de 2011 a preparação da 23.º edição do Salir TT, o mais emblemático passeio de viaturas 4×4, motos e quads à Serra do Caldeirão, que há mais de duas décadas faz parte do calendário de todo-o-terreno turístico nacional.

O passeio realiza-se, como sempre, no primeiro fim-de-semana de março e pretende proporcionar bons momentos de lazer aos participantes, não só através da condução fora de estrada, mas também através do convívio, do contacto com a natureza e dando a conhecer as tradições e produtos típicos do barrocal e serra do Algarve.

De ano para ano este evento tem vindo a crescer em número de participantes, desde as poucas dezenas até perto das duas centenas, o que em parte se deve aos variados motivos de atração desta atividade.

- Publicidade -

Outro aspeto que cativa o interesse é a persistência anual da organização em promover a plantação de árvores, com grande destaque para o sobreiro (muito característico nesta zona do país). Desde 1995, cerca de 3000 árvores, na sua maioria sobreiros, foram plantadas pelas mãos dos participantes nos eventos do Salir TT.

A concentração dos participantes será na Junta de Freguesia de Salir, a partir das 07h30 do dia 3 de março, onde está instalado o centro logístico do evento. No dia 04 de março a caravana parte cerca das 9h00 e terá uma progressão mais lenta, com passagem por vários pontos de atividades de aventura e jogos tradicionais.

Entre as várias entidades que colaboram nesta iniciativa estão a Autoridade Florestal Nacional e o Instituto de Conservação da Natureza e da Biodiversidade, que ajudaram a delinear o percurso do passeio, para evitar impactos nos ecossistemas, devido à presença de espécies protegidas na Serra do Caldeirão.

De acordo com a organização, outro dos objetivos da prova é “reforçar o lema ‘Salir, capital algarvia do todo-o-terreno'”.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.