Plano de Mobilidade Sustentável de Portimão quer “revolucionar o concelho”

O plano visa implementar “um sistema integrado, racional e sustentável” e consagra a diminuição do uso do transporte individual

ouvir notícia

O Plano de Mobilidade Urbana Sustentável de Portimão (PMUS), documento estratégico e operacional, foi recentemente disponibilizado para consulta no sentido de recolher o contributo dos munícipes.

A apresentação do PMUS, realizada no auditório do Portimão Arena a 22 de setembro, Dia Europeu sem Carros, “é um instrumento de atuação e sensibilização pensado para fomentar a articulação entre as diferentes plataformas de deslocação e modos de transporte”, refere o município em comunicado.

O plano visa implementar “um sistema integrado, racional e sustentável” e consagra a diminuição do uso do transporte individual e a adequada mobilidade dos cidadãos, residentes ou visitantes, promovendo igualmente a inclusão social, a competitividade, a qualidade de vida urbana e a preservação do património histórico, edificado e ambiental.

- Publicidade -

O documento, que é também um estudo “é um olhar para o futuro que pretende humanizar o espaço público e visa revolucionar a face do concelho, ao contribuir para a mudança de mentalidades”.

A proposta, agora disponibilizada no site do município com vista à consulta e auscultação de contributos no período, decorre até ao dia 11 de dezembro. Posteriormente, será discutida na Câmara e submetida à Assembleia Municipal para aprovação.

Segundo a autarquia, alguns dos projetos previstos no PMUS poderão ser financiados ao abrigo do quadro comunitário de apoio Portugal 2030, que disponibiliza um valor global de 23 mil milhões de euros para concretizar “uma transformação baseada na qualificação e capacitação dos recursos humanos, na inclusão social, na inovação e transformação digital, na transição climática e sustentabilidade, bem como os desafios ligados à coesão territorial e à evolução demográfica”.

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.