Plataforma Mar do Algarve criada em prol da dinamização económica

ouvir notícia

Empresas e entidades oficiais associam-se

A nova plataforma deverá funcionar como ponto de encontro de interesses e troca de saberes que deverão contribuir para o desenvolvimento de políticas, medidas e ações concertadas, eficientes e geradoras de riqueza
A dinamização do conhecimento e da economia do mar no Algarve é o objetivo da associação que foi criada na passada semana e que é designada por Plataforma Mar do Algarve.
O núcleo duro de associados da plataforma é constituído pelas empresas ArrifanaMar, MarSensing, Nautiber, Pedaços de Mar, Sopromar e a Universidade do Algarve e as autarquias de Faro, Olhão e Portimão.
“Potenciar, valorizar e dinamizar o conhecimento e a economia do mar, estimulando a inovação, a concertação de interesses, esforços e atuação dos diferentes agentes em torno de uma estratégia comum” são objetivos que os associados se propõem alcançar . A estrutura agora formada adotará uma lógica de cluster, aproveitando de forma sinérgica as competências dos diversos parceiros para fazer emergir projetos sólidos e englobantes na área do mar. Os responsáveis adiantam que darão particular atenção ao incentivo à criação de parcerias, transferência de conhecimento e inserção em redes nacionais e internacionais relacionadas com a missão desta associação.
De acordo com os responsáveis, a formalização e organização desta plataforma vem na sequência do trabalho realizado desde 2006 após a conferência internacional “Maralgarve – Um Oceano de Oportunidades”. Desde então, já foram organizadas outras iniciativas que permitiram reforçar o trabalho entre várias empresas e entidades oficiais com vista à dinamização do mar enquanto elemento recheado de potencialidades para o setor empresarial.
A ideia de criar a associação parece ter ganha uma nova dinâmica à cerca de um ano quando a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve encetou uma série de contactos com entidades públicas e privadas.
A plataforma não se encontra fechada entre os seus associados iniciais e a CCDR sublinha a intenção de alargar a associação a novos associais e empresas com atividades ligadas ao mar.
Importa referir que este não é um projeto isolado. Ainda que seja a prova do empenho dos atores regionais nesta matéria, a associação vem ao encontro do trabalho que já está a ser feito com associações semelhantes criadas no Norte e Centro do país.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.