Plataforma vai premiar municípios sustentáveis em Almancil

A conferência “Caminhos, Dinâmicas, Futuros” decorre a partir das 14:00

ouvir notícia

A Plataforma ODSLocal vai premiar os municípios e projetos com destaque na área das boas práticas de sustentabilidade durante uma conferência que vai decorrer em Almancil no dia 7 de dezembro, anunciou a organização.

A conferência “Caminhos, Dinâmicas, Futuros” decorre a partir das 14:00 no Wyndham Grand Hotel, no concelho de Loulé, aberta ao público e com transmissão online.

Serão entregues selos OSDLocal aos municípios que se destacaram no domínio das boas práticas e prémios a três projetos de entidades da sociedade civil com impacto relevante no avanço da Agenda 2030.

- Publicidade -

A conferência contará com a participação do economista da OCDE, Lorenz Gross, da ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, da presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses, Luísa Salgueiro, do presidente da Câmara Municipal de Loulé, Vítor Aleixo, do presidente do Conselho Nacional do Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável, Filipe Duarte Santos, da coordenadora nacional do Programa Bairros Saudáveis, Helena Roseta e do curador da fundação La Caixa, Artur Santos Silva.

O programa deste evento inclui ainda sessões de debate com a participação dos autarcas premiados e representantes dos projetos.

Filipe Duarte Santos sublinha que “a Plataforma ODSlocal tem tido grande sucesso na obtenção e disseminação de dados relativos ao desempenho das autarquias em Portugal no caminho para cumprir as metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. A Plataforma disponibiliza informações que são muito úteis e permite valorizar e dar visibilidade aos avanços conseguidos nos vários Municípios. A década de 2021-2030 é crucial para muitos ODS, especialmente os de natureza ambiental, pois estamos numa situação de emergência no que respeita a vários indicadores, nomeadamente os das metas climáticas e da biodiversidade terrestre e marinha. A presente década é a oportunidade que temos de reverter o nosso comportamento coletivo e salvar a nossa preciosa relação com a natureza e o Sistema Terra”.

A conferência vai encerrar com as palavras do coordenador da Plataforma ODSLocal, João Ferrão, com uma reflexão sobre as perspetivas futuras.

João Ferrão refere que “estamos exatamente a meio do período entre 2015, a data de adoção dos ODS pelos estados-membros das Nações Unidas, e 2030, a data para a qual foram identificadas as diversas metas a alcançar. A crise pandémica e, mais recentemente, a crise geopolítica associada à guerra na Ucrânia dificultaram o avanço em direção às metas estabelecidas. É preciso, pois, um novo fôlego e os municípios, pelas suas competências e pela sua proximidade às populações e aos territórios, são insubstituíveis nesta caminhada, tão difícil quanto necessária, a favor da sustentabilidade.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.