“Poesia na Rua” está de regresso a Cacela Velha

ouvir notícia

.

As ruas da vila histórica de Cacela Velha voltam a encher-se de poesia, este sábado, com mais uma edição da iniciativa “Poesia na Rua”.

Durante todo o dia, os recantos desta localidade – onde as ruas possuem topónimos dedicados a poetas que escreveram sobre Cacela ou ali viveram – oferecem aos visitantes sessões de poesia, conversas, apresentações de livros, mesas redondas, um mercado de rua com livros e produtos locais, bem como oficinas criativas para os mais novos.

A iniciativa tem como ponto de partida a herança poética de Ibn Darraj al-Qastalli, natural de Cacela, onde nasceu em 958, bem como de outros poetas que nasceram ou se inspiraram em Cacela Velha, como Abû al-‘Abdarî, Sophia de Mello Breyner Andresen, Eugénio de Andrade, Teresa Rita Lopes ou Adolfo C. Gago.

- Publicidade -

E porque esta é uma festa em redor das palavras, haverá muitas obras para ler e consultar diante do cenário natural de Cacela Velha, bem como um “estendal de poesia” onde cada visitante será convidado a deixar o seu poema ou levar consigo aquele que mais gostar.

O programa começa às 10h30, com atividades para os mais novos, onde se destaca a caça ao poema, hora do conto, leitura de poemas e oficinas criativas. A partir das 15h30 tem lugar a apresentação das obras “Púrpura Voz”, de Adão Contreiras, “Este obscuro objecto do desejo”, de Tiago Nené, e do n.º 1 da revista “Poesia a Sul”.

Ao longo da tarde, haverá ainda espaço para a conversa “Ontem, hoje, amanhã: A poesia do/no Algarve está viva e recomenda-se?”, moderada por Fernando Cabrita, e para a mesa redonda “Escrever Poesia – Porquê? Para quê? Para quem?”, moderada por Adriana Freire Nogueira. O programa integra também a performance “Quem quer ser poeta?”, o percurso poético “A poesia é um imenso território de amor”, bem como a apresentação de livros com os Poetas do Guadiana.

À noite, pelas 21h30, a festa da poesia encerra com poemas ao ritual de Cacela, terra de poesia, onde cada participante poderá livremente declamar poesia. A sessão contará com o acompanhamento musical dos “Funkarmonica”.

A “Poesia na Rua” é organizada pela Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, através do Centro de Investigação e Informação do Património de Cacela (CIIPC). A entrada é livre.

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.