Poesia regressa à rua em Cacela Velha

ouvir notícia

.

As ruas da vila histórica de Cacela Velha, no concelho de Vila Real de Santo António, voltam a encher-se de poesia, este domingo, com mais uma edição da “Poesia na Rua”.

A partir das 10h00, e durante todo o dia, os recantos desta localidade – onde todas as ruas possuem topónimos dedicados a poetas que escreveram sobre Cacela ou ali viveram – oferecem aos visitantes sessões de poesia, conversas, apresentações de antologias e documentários, homenagens, um mercado de rua com livros e produtos locais, atividades para os mais novos, bem como um “estendal de poesia” onde cada visitante será convidado a deixar o seu poema ou levar consigo aquele que mais gostar.

O evento tem como ponto de partida a herança poética de Ibn Darraj al-Qastalli, natural de Cacela, onde nasceu em 958, bem como de outros poetas que se inspiraram em Cacela Velha, como são os casos de Abû al-‘Abdarî, Sophia de Mello Breyner Andresen, Eugénio de Andrade, Teresa Rita Lopes ou Adolfo C. Gago.

- Publicidade -

A tarde será dedicada à apresentação da antologia de poesia “Alquimia del Fuego”, por Santiago Aguaded Lendero, e contempla uma exposição e conversa com Jorge e Pedro Jubilot. Às 16h30 decorre a sessão “Vozes das duas Margens”, pelos poetas do Guadiana.

Um dos momentos altos da tarde será a homenagem a António Rosa Mendes, às 17h15. Natural de VRSA, Rosa Mendes foi um professor emérito, respeitado e admirado por alunos e colegas e por toda a comunidade das suas relações, tendo contribuído para impulsionar a investigação científica em torno da História do Algarve.

Mais tarde, às 18h30, há percursos poéticos em Cacela e será exibido o documentário “Sophia de Mello Breyner Andresen”, de João César Monteiro.
À noite, pelas 21h30, prossegue a Festa da Poesia com poemas ao ritual da Igrejinha, onde cada participante poderá livremente declamar poesia. A sessão contará com a presença dos Funkarmonica.

.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.