Ponta da Piedade: um local lindo, mas também perigoso

ouvir notícia

A Ponta da Piedade estende-se ao longo de três quilómetros na zona costeira de Lagos

A primeira fase das obras de requalificação da Ponta da Piedade, no concelho de Lagos, vão terminar até ao final deste ano. A garantia foi dada pela autarquia, na semana passada, frisando que este é “um dos mais importantes locais do Algarve, quer pelos seus valores naturais quer pelos seus valores histórico-culturais”, sendo também “um dos locais mais visitados desta zona do país”.

A intervenção em curso até ao final de 2017 refere-se ao troço compreendido entre a praia do Canavial e a Ponta da Piedade, numa extensão de cerca de dois quilómetros.

Os trabalhos incluem a definição e hierarquização de caminhos e percursos, para “reduzir drasticamente o pisoteio indiscriminado que ocorre atualmente, e que contribui para a degradação do espaço, promovendo também o ravinamento de algumas áreas”.

- Publicidade -

“Os percursos mais estreitos e mais pequenos de aproximação à arriba serão somente pedonais, sobretudo por razões de segurança, enquanto os principais poderão ser cicláveis”, adianta a autarquia de Lagos, acrescentando que serão ainda implantadas áreas de estadia/mirantes, construídas em madeira e sobrelevadas do solo, onde existirão painéis com informação cultural, histórica e natural sobre aquela área.

Esta obra ascende aos 193 mil euros, cofinanciados por fundos comunitários e também pela empresa Cascade.

Numa segunda fase, que deverá iniciar em 2018, o município pretende concluir a requalificação de toda a área da Ponta da Piedade. “Este é um monumento natural e turístico único, por isso, pretendemos assegurar a sua conservação e valorização, melhorar as condições de acesso, conforto, segurança e informação aos turistas e visitantes”, remata o município.

JA

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.