Porches

ouvir notícia

[imageflow id=”2″]Empoleirada sobre um outeiro, à beira da mais antiga via longitudinal do Algarve, poisa a pequena Vila de Porches. Covidamo-lo a visitá-la.

A brancura do casario, as janelas emolduradas pelas barras pintadas de cores ocres, os telhados antigos, a originalidade das chaminés, é motivos que prendem demoradamente o olhar de quem visita esta típica vila do concelho de Lagoa.

No território, em que se inscreve actualmente a freguesia, existem vestígios de ocupação humana contínua que nos remonta ao Neolítico.

Segundo fontes históricas, a actual Vila de Porches teve a sua origem em meados do séc. XVI, tendo sido edificada pela população, vinda de uma antiga urbe denominada Porches Velho (lugar da freguesia mais próximo da costa).

- Publicidade -

Porches Velho teria sido ocupado por romanos e em 1253 já era considerado Vila, cabeça de um julgado e possuidora de um forte castelo Medieval.

A região de Porches foi célebre e importante. Terra conhecida pelo seu famoso vinho, Terra do barro, das olarias e dos grandes mestres.

Habilidosas mão continuam a dar forma ao barro, mantendo viva esta arte secular.

Com o incremento do Turismo, a olaria de Porches tornou-se próspera. O barro artístico teima em assimilar harmoniosamente as técnicas e motivos transmitidos pelos velhos mestres, cuja arte o aprendiz dá continuidade, com uma nova e original inspiração.

Porches, tornou-se num importante centro turístico, figurando nas diversos roteiros turísticas da região.

Foi sobretudo a partir dos anos 80 que a localidade se expandiu e se desenvolveu de forma notória. Para tal, contribuíram as infra estruturas criadas, a correcta ocupação do solo e a envolvente natural, magníficas praias, Natureza exuberante.

Porches alberga, actualmente os mais elevados padrões de alojamento, empreendimentos com renome, sobejamente conhecidos pela sua tradicional hospitalidade e qualidade de serviço. Este tipo de oferta tem atraído o tão querido e falado turismo de qualidade, o turismo que traz para a região mais valias, sem os inconvenientes da massificação.

A Visitar:

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.