Porque é que o Dia do Apicultor é no dia de Santa Rita de Cássia?

ouvir notícia

.

O Dia do Apicultor celebra-se este domingo, 22 de maio, data escolhida por ser também o dia de Santa Rita de Cássia, “advogada das causas perdidas e a santa das coisas impossíveis”.

Hoje em dia, os apicultores, integrados activamente na sociedade e com influência nas comunidades locais, desempenham um papel fundamental não apenas na promoção do bem-estar das abelhas mas também na conservação do património, do planeta e da sua biodiversidade.

Os apicultores aproveitam este dia para alertar para temas considerados altamente sensíveis na sua atividade diária: a importância e promoção da apicultura nacional e dos seus produtos, a segurança e vigilância dos apiários e o controlo de doenças e pragas.

- Publicidade -

Porquê no dia de Santa Rita de Cássia?

Segundo a biografia de Santa Rita de Cássia, um dia, em pequena, Rita acompanhava os seus pais, António Lotti e Amata Ferri, que trabalhavam na lavoura, num berço de vime perto do campo de trabalho e à sombra das árvores quando, subitamente, um enxame de abelhas brancas aproximou-se e rodeou-a.

Mas, em vez de picar Rita, as abelhas brancas levaram mel à sua boca e Rita não só não se assustou como se regozijou com o sucedido. O acontecimento tornou-se ainda mais espantoso quando um lavrador ferido na mão que se dirigia para Cássia para receber cuidados médicos viu a sua ferida imediatamente curada quando tentava afugentar as abelhas que rodeavam a criança com as suas mãos.

Ao que parece, também na sua morte, em 1457, Rita contou com a companhia de um enxame de abelhas negras que envolveu o seu corpo.

Hoje em dia, existe mesmo uma estátua de Santa Rita de Cássia na Igreja da Vila de Laarne, na Bélgica, em que a presença das abelhas não é esquecida.

.

.

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.