Portagens afastam 390 mil veículos no primeiro trimestre

ouvir notícia

.

Tráfego médio diário na Via do Infante teve uma quebra substancial nos primeiros três meses do ano segundo os dados obtidos pelo Expresso.

O tráfego na A22 – ex-SCUT do Algarve e também conhecida por Via do Infante -, sofreu uma quebra de 56,3% no primeiro trimestre de 2012, face ao mesmo período do ano passado, segundo dados do INIR – Instituto de Infraestuturas Rodoviárias IP a que o Expresso teve acesso.

A percentagem apurada diz respeito ao somatório da circulação média diária mensal relativa a apenas 18 dos 19 sublanços que integram a autoestrada, uma vez que ainda não estão disponíveis os números de janeiro, fevereiro e março de 2012 referentes a Castro Marim – Ponte Internacional do Guadiana. (ver gráfico no fim do texto). O INIR aguarda a entrega dos dados pela Estradas de Portugal, responsável pela contagem, soube o Expresso.

- Publicidade -

Este é o troço que serve de porta de entrada dos turistas vindos de Espanha e que, esta Páscoa, gerou polémica e indignação por parte de vários empresários do sector e autarcas, a exigirem o fim do atual sistema de cobrança de portagens, depois das imagens divulgadas este fim de semana com filas intermináveis de turistas, a pé, a tentarem proceder ao seu pagamento.

Entre janeiro e março de 2012 circularam 302.360 carros na A22, a uma média de 16.764 por dia. No mesmo período homólogo de 2011, o tráfego médio diário era de 692.384 veículos, o que significa uma diminuição de 390.024 viaturas, ou seja, uma quebra de 56,3% no tráfego.

Apesar de não ter sido incluído o referido sublanço para análise da variação trimestral, verifica-se uma descida na circulação automóvel em todos os troços, o que pode ser uma consequência da implantação de portagens desde o passado dia 8 de dezembro.

Esta é bastante acentuada sobretudo naqueles que são utilizados pelos habitantes locais em alternativa à EN 125. Desta forma, durante o primeiro trimestre deste ano, verificou-se um decréscimo de 41.067 viaturas no troço Loulé – Faro (Aeroporto), de 34.488 entre Boliqueime – Loulé e 33.520 em A2/A22 – Boliqueime.

A maior quebra no tráfego ocorreu em Loulé – Faro (Aeroporto) durante o mês de fevereiro: passou dos 23.287 carros (em 2011) para 9.153 (2012), o que totaliza uma perda de 14.134.

Raquel Pinto, Liliana Coelho e Maria Romero (Rede Expresso)
- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.