Portas acusa Governo de dar poder às grandes superfícies, mas esquecer-se dos produtores

ouvir notícia

O líder do CDS-PP, Paulo Portas acusou hoje o Governo de dar mais poder às grandes superfícies, mas esquecer-se de tomar medidas para mais “justiça” junto dos produtores que esperam mais de 120 dias pelo pagamento dos seus produtos.

O Governo aprovou recentemente um decreto-lei que permite a abertura das grandes superfícies aos domingos e feriados.

“Um agricultor português que coloca os seus produtos perecíveis, como as suas laranjas ou o leite, nas grandes superfícies é evidente que a grande superfície vende rapidamente e é dinheiro em caixa, mas o agricultor só é pago 120 ou 140 dias depois”, alertou Paulo Portas após visitar a Conserveira do Sul de Olhão, empresa que produz patês de sardinha no Algarve.

- Publicidade -

Paulo Portas alega que quando se dá “mais horário e mais poder” às grandes superfícies também é preciso tomar medidas de maior justiça e de maior equilíbrio na relação entre a grande superfície e o produtor.

“O Governo decidiu dar mais poder às grandes superfícies, e é evidente que muitos consumidores concordam com isso, mas é preciso que alguém fale do outro lado da questão, que é a relação entre as grandes superfícies e os produtores agrícolas, industriais ou comerciais.

O líder do CDS-PP declarou que alguém tem que defender esse lado da produção nacional e recorda que o CDS-PP o está a fazer “com toda a clareza”, disse à saída da fábrica familiar de Olhão cujo produto âncora são os patês de sardinha e de atum, mas que nos últimos meses tem enfrentado enormes dificuldades no pagamento dos fornecedores.

“Em três meses entreguei mais processos ao nosso advogado do que em 12 anos de trabalho. Há falências, insolvências e empresas que simplesmente desaparecem e não pagam o que devem”, afirmou Jorge Ferreira, um dos acionistas da Conserveira do Sul.

Os pequenos e médios grossistas estão a fazer sofrer os produtores, mas o aumento do IVA também porque se sente na margem do produtor, acrescenta Jorge Ferreira.

Paulo Portas vai estar sábado de manhã a visitar o Mercado de Olhão e à noite participa no jantar de aniversário nacional do CDS-PP que vai ter lugar em Santa Bárbara de Nexe, Faro.

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.